Bayer MaterialScience traz ao Brasil tecnologia de ponta
para coberturas de estádios
   
Leverkusen, 9 de novembro de 2009 – Os brasileiros estão em festa. Depois de esperarem mais de meio século para ver o Brasil sediar novamente uma Copa do Mundo, fato ocorrido pela última vez em 1950, o País do futebol volta a ser escolhido. Porém, para garantir efetivamente a realização e o sucesso do evento uma série de exigências da FIFA precisam ser cumpridas. E isso não é tudo: com a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olímpiadas de 2016, o Brasil ainda precisa se preparar para enfrentar grandes desafios arquitetônicos e de infraestrutura.

Para ajudar nesse sentido, a Bayer MaterialScience, divisão de materiais inovadores do Grupo Bayer, traz ao Brasil soluções diferenciadas para grandes construções. As tecnologias serão apresentadas durante a Expo Estádio 2009 (Feira Internacional de Construção de Estádios), entre os dias 17 e 19 de novembro, no Expo Center Norte. Entre os destaques estarão as chapas de policarbonato Makrolon®, fabricadas com material de alta tecnologia da Bayer.

As possibilidades oferecidas pelas chapas de Makrolon® compactas e alveolares na área arquitetônica são simplesmente incríveis: tetos imponentes com liberdade máxima de design, barreiras acústicas altamente eficazes e decorativas ou vidraças inovadoras para grandes superfícies. Em parceria com empresas de renome, a Bayer MaterialScience oferece soluções sob medida aos clientes, conquistando novos e excepcionais horizontes arquitetônicos com seus projetos inovadores em módulos e tetos pré-fabricados.

As chapas de Makrolon® compactas e alveolares convencem em todos os sentidos: por serem extremamente estáveis e, ao mesmo tempo, altamente elásticas, elas podem suportar cargas elevadas devido à pressão do vento e amortecer os respectivos deslocamentos causados pelo vento. Elas possuem elevada resiliência e suportam granizo, chuvas fortes ou neve. Entretanto, são leves (poucos quilos por metro quadrado) e fáceis de processar. Além disso, a transmissão elevada da luz garante uma proporção perfeita de luminosidade, sem sombras ou contrastes claros e escuros em excesso. Uma camada especial protetora contra a luz UV, ligada de maneira homogênea ao policarbonato por coextrusão - o torna ainda mais durável -, filtra a radiação UV nociva deixando passar a radiação fotoativa. Assim, o gramado recebe luz suficiente do sol e seu crescimento é estimulado. Além disso, garante-se a segurança dos torcedores cumprindo-se as várias especificações internacionais relativas à proteção contra incêndios.

O material pode ser utilizado de maneira eficiente devido ao fato de se poder calcular sua quantidade exata antes da construção. O Makorlon® ainda poder ser cortado no local e adaptado perfeitamente à subconstrução. Em geral, a flexibilidade do produto leva à redução de mais de 15% do custo total da obra, sendo possível economizar até 30% no caso de alguns tipos especiais, como, por exemplo, as chapas alveolares 3X/25ES.

Uma nova era na construção de grandes estruturas desportivas

A multiplicidade de aplicação e a beleza das chapas de Makrolon® são comprovadas por muitos projetos relacionados a grandes eventos esportivos.

Há alguns dias, pouco antes do início da nova rodada de jogos da Bundesliga alemã, o estádio BayerArena do time de futebol Bayer 04 Leverkusen foi reinaugurado após passar por grandes reformas e cumpre agora os requisitos internacionais mais modernos. O teto circular e transparente das arquibancadas mede 217 metros de diâmetro e é considerado a obra de referência mais recente e espetacular na qual se utilizaram as chapas alveolares da série Makrolon® multi UV.

O estádio Weser reformado recentemente na cidade de Bremen (Alemanha) também não deixa a desejar. Visando a economia de aproximadamente 100 Watts de energia por metro quadrado, utilizou-se pela primeira vez cerca de 1.500 metros quadrados de módulos fotovoltaicos (PV) transparentes (fabricante: sunplastics) em Makrolon® para a construção do teto.

Do ponto de vista arquitetônico, o novo estádio Rhein-Neckar-Arena em Sinsheim (Alemanha) representa um marco especial da construção. A coroa do teto de 8.500 metros quadrados em chapas de Makrolon® alveolar está assentada sobre uma construção em aço, parecendo uma nuvem flutuando suavemente sobre o estádio e completando perfeitamente a paisagem montanhosa da região.

O equilíbrio entre a funcionalidade e a estética é claramente visível no Estádio Olímpico em forma de gota construído em Tianjin, na China. Nele, parte das arquibancadas é coberta por um anel de 13.000 metros quadrados de chapas compactas de Makrolon®. Dessa maneira, conseguiu-se a quantidade máxima de lugares nas arquibancadas sem limitar a incidência da luz diurna.

Um novo pátio interior construído em Leverkusen, na Alemanha, fica protegido contra todas as intempéries e, no entanto, deixa sempre passar a luz do dia. Como as chapas compactas de 10 mm de espessura de Makrolon® (largura: 1 m; comprimento: até 12 m) foram montadas por baixo, a construção portante se encontra acima da nova cobertura do teto, permanecendo oculta quando se olha para cima.


Sobre a Bayer MaterialScience
Com um faturamento de 9,7 bilhões de euros em 2008, a Bayer MaterialScience é a maior empresa fabricante de polímeros do mundo. As atividades da empresa concentram-se na fabricação de materiais poliméricos de alta tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos que possam encontrar as mais diversas aplicações no dia-a-dia. Os principais clientes incluem a indústria automobilística, os fabricantes de produtos elétricos e eletrônicos, assim como a indústria de construção civil, de artigos esportivos e de lazer. A Bayer MaterialScience possui 30 unidades de produção em todo o mundo e conta com aprox. 15.100 trabalhadores (dados de 2008). A Bayer MaterialScience pertence ao grupo de empresas Bayer.

Mais informações para a imprensa:

Danielle Castana
Tel: 11 5694-5582
danielle.castana@bayer.com.br

Consulte também os sites www.bayer.com.br  e www.bayersheeteurope.com.

Declarações referentes ao futuro
Essa informação à imprensa pode conter determinadas declarações referentes ao futuro baseadas nas suposições e prognósticos atuais da diretoria do grupo de empresas Bayer ou das suas divisões. Os diversos riscos, incertezas e outros fatores desconhecidos podem fazer com que haja divergências nos resultados reais, na situação financeira, no desenvolvimento ou no desempenho da companhia em relação às estimativas aqui indicadas. Tais fatores incluem aqueles descritos em relatórios publicados pela Bayer. Esses relatórios encontram-se disponíveis no site da Bayer www.bayer.de. A empresa não assume nenhuma responsabilidade pela atualização das declarações referentes ao futuro nem adaptação aos acontecimentos ou desenvolvimentos futuros.