DUROLINE E VIPAL ANUNCIAM CONSTRUÇÃO DE
FÁBRICA DE FIBRAS DE CARBONO NO BRASIL
A nova planta industrial, baseada em Camaçari (BA), será a
primeira do gênero no Hemisfério Sul.


A DurolineTec, empresa coligada à Duroline SA e ao Grupo Vipal, anunciou a construção de uma planta industrial para a fabricação de fibra de carbono e seus materiais compósitos no Brasil.O objetivo da empresa será suprir com estas fibras de alta performance as necessidades dos setores aeronáutico, automobilístico, geração de energia eólica, óleo e gás, construção civil, esportivo e industrial.

Segundo Carlos Mazzocchi, presidente da Duroline, está será seguramente uma das mais avançadas fábricas de fibra de carbono do mundo. “São investimentos como este, em alta tecnologia, que contribuirão para o desenvolvimento sustentável do Brasil, em sintonia com os países mais desenvolvidos. A DurolineTec é pioneira no País, uma vez que não há em território nacional nenhuma indústria brasileira que detenha essa tecnologia”, destaca.
“Este investimento demonstra o comprometimento de nossas empresas com o desenvolvimento tecnológico do Brasil e do estado da Bahia  e ratifica o nosso interesse em fazer parte, de forma ativa, da evolução pela qual o nosso país está passando”, destaca Arlindo Paludo, presidente do Grupo Vipal.

“Com sede em Camaçari (BA), em uma área inicial de 270.000 m2, a nova planta com capacidade de produção de 1.500 t/a de Fibra de Carbono na primeira etapa, e Plano Diretor para até 15.000 t/ano,  adicionalmente irá possibilitar a criação de um pólo de novas empresas para a fabricação de produtos derivados da fibra de carbono e seus compósitos”, ressalta João Carlos Paludo, vice-presidente do Grupo Vipal.

A assessoria financeira e a captação de recursos estão a cargo do Banco do Brasil. “Um projeto dessa envergadura exige parceiros igualmente representativos. Além do Banco do Brasil, contamos ainda com o apoio de empresas com extensa experiência internacional na implantação de indústrias de alta tecnologia e amplamente reconhecidas em suas áreas de atuação”, afirma Carlos Mazzocchi.

Sobre as empresas:

Duroline:

A Duroline é uma das principais fabricantes freios e componentes para a linha pesada em nível mundial. Com 21 anos de atuação e localizada em Caxias do Sul (RS), conta com 350 colaboradores e está presente em mais de 50 países. Em 2008 a Duroline se associou à Borrachas Vipal, uma das maiores marcas mundiais no segmento de reforma de pneus. Além disso, mantém aliança estratégica com a Stemco, fabricante norte-americana de componentes para veículos da linha pesada e que pertence ao grupo EnPro Industries.

Vipal:
Fundada em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, a Borrachas Vipal é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. Para atender à demanda nacional e a expansão no exterior, reúne mais de 3.000 colaboradores, possui duas fábricas em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, e uma em Feira de Santana (BA), totalizando mais de 160.000 m2 de parque fabril, com capacidade produtiva de 18 mil toneladas de borracha/mês. Conta ainda com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa. A pequenafábrica de manchões não deu origem somente à líder do mercado de produtos para reforma de pneus e câmaras de ar. Dela surgiu o Grupo Vipal, um dos maiores cases de sucesso empresarial nacional, composto pelas empresas Borrachas Vipal, Vipal Financeira e Plásticos Vipal. Possui também participação nas empresas Duroline (freios e componentes) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que estará gerando 1.000 novos empregos, em Guaíba (RS), na produção de pneus de passeio e agrícolas.

Contato para Imprensa
Tony Rodrigues
11 - 8459.0345
tony@giusticom.com.br