Painel Espumas Flexíveis - aplicações
moveleiras e industriais 2010

O Painel Espumas Flexíveis para aplicações moveleiras e industriais será realizado paralelamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2010 (a feira acontecerá de 10 a 12 de novembro de 2010).

Confira alguns temas abaixo:

A utilização do retardante a chama nas formulações
de espumas flexíveis

O engenheiro químico Raphael Carrieri, assessor de negócios da M.Cassab (São Paulo, SP), falará sobre a utilização do retardante a chama nas espumas de poliuretano flexíveis. Durante a sua apresentação, explicará as vantagens desta utilização, e mostrará os produtos e concentrações utilizadas para atender as normas de diferentes países. Outro destaque de sua palestra será a explanação dos principais testes realizados pelos orgãos normativos. Além disso, Carrieri abordará as vantagens da utilização dos produtos livres de halogênio e mostrará algumas diferenças na viscosidade do poliol aditivado com o retardante a chama. Também falará sobre a identificação de possíveis problemas quanto à inclusão de altas dosagens do retardante a chama.

Inovação, conforto e frescor em espumas flexíveis
de alta resiliência

Este é o tema que será abordado pela Dow, durante o Painel Espumas Flexíveis - aplicações moveleiras e industriais, que acontecerá no dia 12 de novembro, paralelamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2010. Veja mais informações sobre este evento

Com o crescimento da economia brasileira e mobilidade das classes sociais, principalmente a classe C passou a ter acesso a  produtos e serviços diferenciados que proporcionam mais conforto e bem-estar.  Nesse contexto, a demanda por espumas especiais tem crescido bastante, trazendo novas oportunidades e também desafios para os produtores. A Dow apresenta uma nova especialidade para espumas flexíveis que pode quebrar paradigmas e superar expectativas.

A espuma de poliuretano tipo látex ,desenvolvida pela Dow, traz propriedades similares à espuma de látex convencional, com o mesmo toque aveludado e ótima circulação de ar. Considerada uma espuma de alto conforto, a espuma desenvolvida pela Dow  apresenta um padrão bem superior em relação a outras espumas especiais existentes atualmente, além de ter maior durabilidade.

Esta apresentação será feita por Rogério Baixo, técnico de pesquisa e desenvolvimento para o negócio de Poliuretanos no Brasil. Rogério iniciou sua carreira na Dow Brasil em 1990, na área de produção/qualidade e controle de processo de poliol & poliglicol, na qual atuou até 2002. Nesse mesmo ano, Rogério Baixo ingressou no departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa, sendo responsável até o ano de 2007 pela área de desemulsificante de petróleo. De 2007 a 2009, desenvolveu produtos base emulsões acrílicas para mercado de tintas e atualmente exerce a função de pesquisador na área de poliuretanos, desenvolvendo novos produtos especialmente para o mercado de espumas flexíveis. Rogério formou-se em tecnologia da informação pela Universidade Santa Cecília e concluiu seu mestrado em química pela Universidade Federal de São Carlos em 2010.

Ajustando as Propriedades Físicas das
Espumas Flexíveis para Móveis e Colchões

Este é o tema que será apresentado pela Evonik no Painel Espumas Flexíveis para aplicações moveleiras e industriais, que acontecerá no dia 12 de novembro, paralelamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP

As espumas flexíveis de poliuretano são utilizadas em diversas aplicações como a absorção de ruído, embalagens, esponjas, colchões e móveis estofados, tendo o seu maior uso na produção de colchões e móveis. Dependendo da aplicação final, a espuma flexível tem que cumprir requisitos específicos e, portanto, proporcionar diferentes propriedades físicas. Estas propriedades físicas podem ser influenciadas por modificações na formulação ou por ajustes nas condições de produção. Além de propriedades físicas como a dureza da espuma, permeabilidade ao ar e elasticidade, propriedades como flamabilidade e emissões de voláteis atualmente também devem ser consideradas. Nesta apresentação serão discutidas as principais propriedades das espumas convencionais bem como serão passadas as orientações gerais para seus ajustes.
 
Os palestrantes serão a Dra. Annegret Terheiden, gerente técnica de espuma flexível, e Celso Toyoshima, gerente de tecnologia e aplicações em poliuretanos – América do Sul. A Dra. Annegret Terheiden recebeu seu Doutorado em Química com ênfase em química interfacial e física na Universidade de Duisburg-Essen. Iniciou sua carreira na Evonik em 2006 como gerente técnica de espuma flexível, tendo como foco principal o desenvolvimento de aditivos para aplicações de espuma flexível. O Eng. Celso Toyoshima formou-se em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo e atua no mercado de poliuretanos desde 1997, tendo trabalhado em empresas como a Dow Química e a Arch Química. Iniciou sua carreira na Evonik em 2009, sendo o responsável pelo Centro Técnico da América do Sul e possui como foco principal o atendimento técnico aos clientes produtores de espumas flexíveis de Poliuretanos.
Espumas flexíveis a partir de Fontes Renováveis
A BASF irá apresentar a concepção da tecnologia para a obtenção do seu poliol Lupranol Balance a partir de fontes renováveis, com foco na performance técnica do material e controle das características físicas a partir da molécula da mamona. Esta apresentação será feita por Sérgio Alves da Silva Júnior, formado em química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atua como representante técnico comercial para o mercado de Matérias Primas para todos os segmentos. Trabalha na BASF há 19 anos. Na área de poliuretanos, já atuou em Desenvolvimento para Elastômeros e Assistência Técnica de espumas flexíveis para os mercados de móveis e automotivo.
Especialidades em espumas flexíveis para pillow-top
Palestrante: Alvaro Paupério Neto
Tema em breve

O evento, gratuito para os participantes, é dirigido e exclusivo para os profissionais fabricantes de espumas de poliuretano, fabricantes de peças destinadas a qualquer segmento industrial que utilizam a espuma de poliuretano, e especificadores de materiais de diversas indústrias usuárias como automotiva, construção civil, eletroeletrônica, entre outras.