Painel Isolamento Térmico 2010

Data – 12 de novembro
Local
– Expo Center Norte (1o andar), São Paulo, SP
Horário: 8h às 15h
Haverá tradução simultânea
Sala 2

8h – Recepção aos participantes

8h10 - Isolamento térmico: Últimas aprovações com Ecomate em sistemas de poliuretano

Palestrante: Gerson Silva, Purcom (Brasil)

8h50 - Alternativas ao HCFC-141b baseadas no HFC-365mfc – Considerações ecológicas, econômicas e técnicas

Palestrante: Christoph Meurer, Solvay Fluor (Alemanha) e Mário Sérgio Avezú, Solvay do Brasil

Resumo: O hidrofluorclorocarbono 141b tem sido o agente de expansão de espumas preferido pela indústria do poliuretano. Enquanto algumas regiões (e.g. União Européia, Estados Unidos e Japão) realizaram o phase out do HCFC-141b devido ao seu potencial de destruição da camada de ozônio, muitos outros países ainda o utilizam. No entanto, a revisão do programa de eliminação dos HCFCs do Protocolo de Montreal requer agora a introdução antecipada de tecnologias alternativas.
O presente trabalho traz considerações sobre as alternativas disponíveis, comparando seus prós e contras. Focaliza-se o HFC-365mfc e os diversos modos (blendas) em que este já vem sendo usado em diferentes mercados. São apresentados exemplos de formulações de partida comparadas a sistemas com o HCFC-141b. Adicionalmente é fornecido um resumo dos resultados obtidos com os sistemas disponíveis comercialmente e se apresentam alguns casos históricos. As comparações e avaliações cobrem aspectos técnicos e também investigam as implicações ecológicas e econômicas das diferentes opções disponíveis no mercado.  

9h30 - PIR - poliisocianurato aumenta a performance contra o fogo em painéis contínuos de metal

Palestrante:  Matias Nonna, Huntsman (Argentina)

Resumo: Como resultado das exigências mais severas sobre performance contra o fogo, a espuma de poliisocianurato (PIR) está se tornando mais predominante no atual e crescente setor de painéis de isolamento térmico. Esta apresentação mostrará alguns dos ensaios e normas de resistência ao fogo que se aplicam a este produto na América do Norte, América do Sul e Europa, e como a Huntsman atende aos requisitos destas normas, entre as várias opções de tecnologias de agentes de expansão que estão atualmente disponíveis. Além disso, esta palestra abordará diversas questões que o fabricante de painel enfrenta em relação à espuma PIR e como a Huntsman lida com estes desafios.

10h10 – Coffee-break

10h30 - Nova geração de espumas para isolamento térmico com expansores não agressivos ao meio ambiente

Palestrante: Paulo Altoé e Andre Fernandes, Dow Brasil

Resumo: As nações signatárias do Protocolo de Montreal, das quais o Brasil faz parte, firmaram acordo histórico em 2007, o que representa um desafio duplo: i) acelerar o banimento de substâncias (HCFCs) com efeito nocivo a camada de ozônio; ii) combater aspectos negativos na mudança do clima. A palestra da Dow Brasil apresentará uma nova geração de sistemas de poliuretanos, combinados com agentes de expansão não agressivos à camada de ozônio, sem impacto direto para o aquecimento global, além de não serem inflamáveis, sendo opção viável para as novas metas do Protocolo de Montreal e o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs.

11h10 - Soluções de Aditivos para a próxima geração de Agentes Expansores

Palestrante: Roberto Vagner Luiz, Evonik (Brasil)

Resumo: A Evonik apresentará aspectos ambientais tem se tornado cada vez mais em diretrizes para desenvolvimento técnico - a indústria do poliuretano tem experimentado e assumido essa tendência predominantemente com respeito à escolha dos agentes expansores.
A atual conversão do HCFC-141b em agentes expansores alternativos tem gerado muitos desafios para a indústria de espuma rígida. Várias alternativas tem sido identificadas – cada qual apresentando vantagens e desvantagens - resultando numa diversificação de tecnologia. De qualquer forma, é plenamente conhecido que as formulações de espumas rígidas necessitam ser ajustadas aos diferentes agentes expansores. Aditivos – especialmente o estabilizador de espuma – constitui-se numa ferramenta potente para otimizar a performance da espuma no que diz respeito aos diferentes agentes de expansores. Este trabalho discutirá o papel crescente que a tecnologia dos surfactantes desempenha para melhorar a eficiência energética, estética e processabilidade da espuma rígida de poliuretano. Nós demonstraremos que a Evonik está oferecendo um portfólio completo de soluções em surfactantes trabalhando com todos os agentes expansores atualmente em consideração.

12h - Agentes expansores ecológicos para espumas rígidas de PUR

Palestrante:   Arlindo Mendonça da Silva Filho, BASF (Brasil)

Resumo: A BASF irá apresentar os agentes expansores ecológicos para polióis de espumas rígidas, utilizadas para isolamento térmico nos mercados de refrigeração e construção. Estes agentes se destacam pela característica de zero ODP/GWP, por não serem inflamáveis e por possuírem características físicas similares à espuma com R141b.

12h40 – Almoço informal

13h - Recomendações de segurança para sistemas de PU com agentes de expansão

Palestrante:  Fabriciano Pinheiro, InterTox (Brasil)

Resumo: Focada na questão de segurança, serão apresentadas recomendações à indústria para utilização e transporte de sistemas de PU, contendo agentes de expansão, substitutos ao HCFC-141b. Esta apresentação será feita pelo Prof. MSc. Fabriciano Pinheiro, gerente de segurança química da InterTox. Pinheiro é biomédico, formado pela IB-UNESP/Botucatu. É mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela FCF/USP, coordenador do curso de pós-graduação de Ciências Toxicológicas e professor de Toxicologia das Faculdades Oswaldo Cruz/São Paulo. Também é membro da Comissão de Estudos (CE-10:101.05) de informações sobre segurança e saúde relacionados a produtos químicos do Comitê Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB-10/ABNT) abrigado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM). Tem experiência na elaboração de FISPQ segundo critérios de classificação de produtos perigosos do GHS.

13h40 - Avaliação de Expansores com baixo potencial de aquecimento global revela que HFCs 134a e 245fa poderão ser substituídos com relativa facilidade

Palestrante: Matias Schultz, Bayer (Brasil)

Resumo: Nos últimos anos várias substâncias de baixo potencial de aquecimento global foram apresentadas pelos principais produtores de fluorquímicos como alternativas aos HFCs para processos onde a utilização de expansores inflamáveis é indesejada.
A Bayer MaterialScience realizou um estudo comparativo com algumas dessas substâncias e comparou a performance desses materiais com alguns dos expansores não inflamáveis mais usados atualmente nos USA.
Considerando que aplicações de alta eficiência como geladeiras e congeladores requerem maior eficiência energética enquanto outras aplicações como portas ou aquecedores solares não requerem o mesmo nível de performance, o estudo foi conduzido em duas condições, com alto e com baixo nível de concentração de uso dos fluorquímicos na espuma respectivamente.

14h20 – FEA-1100 da DuPont

Palestrante: Helen Walter Terrinoni, DuPont

Resumo: A DuPont falará do FEA-1100, um agente expansor líquido com ponto de ebulição de 33 oC. Além disso, o produto não é inflamável, e tem zero ODP e  baixo GWP. Segundo a empresa, o produto oferece performance de isolamento superior se comprarado às outras alternativas com zero ODP. Também é compatível com todos os materiais atualmente utilizados e estável nas formulações. É um substituto potencial com performance superior de isolamento!