Solução da ABB ajuda a testar os limites da energia eólica

Um sistema multidrive da ABB está fazendo com que um dos principais centros de pesquisa de turbina eólica faça testes altamente rápidos em componentes de turbinas eólicas, simulando condições extremas às quais elas são submetidas durante a sua longa vida útil operacional de 25 anos.

A solução está instalada no laboratório de testes de turbina no Centro Nacional de Energia Renovável (CENER) no norte da Espanha, um dos principais centros de pesquisa de energia renovável do mundo. Uma das seis áreas de prioridade de pesquisa do CENER é a energia eólica, para a qual ele diz ter os laboratórios e instalações mais modernos da Europa, incluindo um laboratório equipado exclusivamente para teste de turbina eólica.
O laboratório de teste de turbina eólica de 30.000 m2 é composto de cinco centros de teste nos quais as lâminas da turbina, conjuntos de motor e transmissão e materiais de compostos são testados em nome dos fabricantes, desenvolvedores de fazendas eólicas, instituições financeiras e outros agentes da indústria.

Um dos cinco centros de teste do local é o laboratório de teste de conjuntos de motor e transmissão, que contém uma série de bancadas para testar os componentes da turbina principal, incluindo o conjunto de motor e transmissão (eixo, caixa de embreagem e calços de freio), geradores, conversores e receptáculo.

Um ACS 6000 controla os motores de três bancadas de teste. Ele permite que sejam realizados testes com 50 Hz e 60 Hz utilizando o mesmo equipamento e vários testes simultaneamente.Os componentes são sujeitos a testes de vida extremamente rápidos, que operam 24 horas por dia durante meses, uma única vez para simular o desgaste mecânico, elétrico e térmico que os componentes irão enfrentar durante seu ciclo de vida.

A tecnologia que fornece energia e controla essas bancadas de teste e permite realizar esses testes é um sistema multidrive da ABB, que inclui transformadores, motores de indução, um ACS 6000 (acionamento de velocidade variável) e um controlador de alto desempenho AC 800PEC que simula as condições eólicas.

O multidrive ACS 6000 controla os motores que fornecem energia para as bancadas de teste. Ele propõe carga e desgaste similar a longa vida operacional dos componentes da turbina e atua como um simulador de rede que gera a frequência necessária e absorve a energia elétrica de novo para o multidrive.

O ACS 6000 é um drive média tensão modular desenvolvido para gerenciamento de um único ou vários motores em aplicativos que exigem, como laminadores, sistemas navais de propulsão, guindastes de mina e bancadas de teste de alta potência.

Lançado em 1999, o ACS 6000 é um dos multidrives de média tensão mais bem-sucedidos do mundo. Sua capacidade, design modular e a poderosa plataforma de controle de motor Controle Direto de Torque (DTC) da ABB, que fornece o torque e desempenho de velocidade mais elevados já atingidos em drives de média tensão, estão entre os principais motivos do seu sucesso.

Confira mais notícias