EagleBurgmann apresenta novos selos mecânicos em Fórum da Petrobras
Empresa global de alta tecnologia em selagem para diversas indústrias mostra soluções inovadoras, como o DiamondFaces®, CobaSeal® e o lançamento RoTechBooster no Fórum Turbomáquinas, que ocorrerá de 9 a 12/8, no Rio de Janeiro (RJ).

A EagleBurgmann do Brasil, empresa do Grupo Freudenberg, participará de evento exclusivo para fornecedores da Petrobras, entre 9 e 12 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).  Para este evento, o “Fórum Turbomáquinas”, preparou a apresentação de um mix de selos mecânicos para vedação na indústria de petróleo o gás. Entre eles, destaque para o DiamondFaces®, o CobaSeal® e o lançamento RoTechBooster. “A participação em um evento exclusivo como este nos motiva a desenvolver soluções cada vez mais inovadoras para atender os desafios em vedação da indústria com alta qualidade e tecnologia de ponta”, comenta o diretor geral da empresa, Benito De Domenico.

CobaSealTM, selo de barreira coaxial para compressores
O CobaSealTM é um selo mecânico a gás de barreira para compressores de alta performance que não permite entrada de óleo quando estacionário, mesmo sem injeção de gás de barreira. Em razão da sua característica aeroestática, este selo opera sem contato em qualquer condição de operação. Desta forma, a taxa de vazamento é muito reduzida, chegando a 90% menos que a dos outros selos.
Este diferencial contribui para aumentar a vida útil do selo, reduzindo os intervalos de manutenção, que podem chegar a dez anos, podendo atuar com pressões de até 10 bar (145 PSI), além de ser insensível a vibrações radiais, sendo muito bem utilizado no setor petroquímico e de plataformas. “O fato de ser um selo de vida útil maior reduz consideravelmente o intervalo de manutenção, facilitando os processos da indústria”, afirma De Domenico. Segundo ele, o CobaSealTM é intercambiável  com os selos de barreira existentes e que, por isso, pode ser montado em todos os equipamentos, sem necessidade de alteração nos compressores.

Tecnologia DiamondFaces®, inovação para maior durabilidade do selo
Resistente às mais extremas condições operacionais, a tecnologia para selos mecânicos DiamondFaces® é condicionada a isso em razão de possuir uma deposição de diamante  (microcristalino) na face de carbeto de silício. Este diamante cria uma superfície de extrema dureza e proporciona maior resistência química e menor coeficiente de atrito que, em caso de contato, reduz o risco de danos no material, mantendo excelente performance.
Esta deposição de diamante é feita com equipamentos de última geração, fazendo com que as moléculas de diamante sejam incorporadas à face de carbeto de silício, por meio de processos físico-químicos. Com este conceito inovador e de alta tecnologia nas faces de selagem, o selo mecânico com DiamondFaces® torna-se resistente à falta de lubrificação e à alta concentração de sólidos com baixa geração de calor. “Esta tecnologia muito avançada permite à EagleBurgmann estar à frente do que vem sendo produzido no mundo e no Brasil”, explica.

RoTechBooster, solução inovadora para selagem a gás
O RoTechBooster é uma solução para garantir a constante circulação de gás pela selagem dos compressores e turbocompressores e que, por meio de diversos diferenciais tecnológicos, proporciona uma maior confiabilidade ao sistema de selagem. Trata-se de um booster de gás composto de: rotor centrífugo, carcaça do compressor para alta pressão, motor e acoplamento magnético, por meio do qual é eliminado o problema de contaminação do gás comprimido e perdas de gás para atmosfera, garantindo, assim, maior proteção ao meio ambiente e ao selo a gás.
O produto é utilizado principalmente durante a partida e parada dos compressores, momento no qual a inexistência ou pequeno diferencial de pressão através do compressor não possibilita a suficiente circulação de gás pelo sistema de selagem. Esta ininterrupta circulação de gás é condição essencial para o perfeito funcionamento do selo, que necessita de uma constante injeção de gás sempre que o compressor estiver em funcionamento.
Devido ao seu projeto centrífugo e utilização de acoplamento magnético, garante uma vida útil até quatro vezes maior que a dos boosters pneumáticos de pistão, além de fornecer gás comprimido isento de pulsação e não ter problemas de funcionamento após longos períodos em stand by.

Confira mais notícias