Mercado brasileiro ganha impressoras 3D

A Robtec, pioneira na introdução de tecnologias para prototipagem rápida no Brasil e na América Latina, acaba de trazer ao mercado nacional duas novidades que vão revolucionar o segmento de impressoras 3D.

Um dos lançamentos é a RapMan 3.1, fabricada pela inglesa Bits From Bytes (BFB), o que há de mais moderno para impressões de objetos em três dimensões, sendo necessária a montagem pelo usuário. A máquina é uma das primeiras a ser direcionada para o consumidor final, com o melhor preço no mercado brasileiro. “Antes, impressoras como essa custavam, no mínimo, R$ 40 mil e eram adquiridas apenas por grandes empresas. Agora, oferecemos uma solução por menos de R$ 6 mil, um custo acessível a um número muito maior de pessoas. Queremos essa tecnologia, que está revolucionando o mundo, disponível para todos no Brasil”, comemorou um dos sócios fundadores da Robtec, Sergio Oberlander.

Versátil, o equipamento pode ser utilizado tanto em escritórios de Design e Arquitetura, como em salas de aula de Engenharia, já que oferece fácil manuseio e opera com duas matérias-primas econômicas: o PLA (Ácido Polilático) e o ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno). Com um guia completo sobre o processo de montagem, a RapMan 3.1 alia inovação e praticidade. “Um dos fatores que permitiu o barateamento desse tipo de impressora é, justamente, o fato dela vir num kit. Agora, essa tecnologia de ponta está acessível a todos, principalmente em segmentos como Educação e Design, contando com nosso respaldo de venda nacionalizada das máquinas e prestação de suporte técnico”, explicou Oberlander. Ágil na hora de imprimir, o dispositivo vem equipado com leitor de cartão SD e está disponível nas versões Single e Double Head.

A outra opção trazida pela empresa é a BFB – 3000, que alia baixo custo e alto benefício em um só equipamento, pronto para ser utilizado, já que vem montado e calibrado. Também fabricada pela inglesa Bits from Bytes (BFB), a máquina, que pode ser usada em pequenos espaços, como residências, escritórios e escolas, foi desenhada e projetada para ser precisa, robusta e, ao mesmo tempo, ter manuseio simples e amigável. Disponível nos modelos Single, Double e Triple Head, a novidade está pronta para atender às necessidades do consumidor brasileiro.

As impressoras 3D

O principal conceito das impressoras 3D é materializar produtos, que disponibilizam aos mais diversos mercados a possibilidade de criar protótipos de seus projetos, facilitando uma análise mais detalhada da peça antes mesmo dela ser produzida em larga escala. Esse tipo de impressão tornou-se um marco no avanço do desenvolvimento produtivo e pode alavancar sua força sendo acessível ao grande público.

Ambas serão apresentadas no VIII Seminário de Tecnologias Robtec, que acontecerá em São Paulo no próximo dia 25 a partir das 07h30.

Ficha técnica

RapMan 3.1
Temperatura máxima de operação na extrusora: 280o C (536o F)
Consumo de energia: 60 W (5A @ 12V)
Peso aproximado: 17kg
Tamanho máximo de impressão: 270mm x 205mm x 210mm na versão Single e 190mm x 205mm x 210mm na versão Double

Ficha técnica

BFB – 3000
Temperatura máxima de operação na extrusora: 280o C (536o F)
Consumo de energia: 90 W (6A @ 15V)
Peso aproximado: 37kg
Tamanho máximo de impressão:
Single: 275mm x 275mm x 210mm
Double: 230mm x 275mm x 210mm

Triple: 185mm x 275mm x 210mm
Confira mais notícias