Materiais da DuPont são destaques em três prêmios de inovação automotiva

LIVONIA, Mich., novembro de 2011 – Durante evento da Sociedade de Plásticos de Engenharia, Ford, Fiat e Toyota receberam o prêmio “O uso mais inovador dos plásticos” em virtude de componentes que possuem dois materiais da DuPont produzidos a partir de fontes renováveis - o nylon DuPont Zytel RS e o polímero DuPont Sorona EP – e de um componente feito de DuPont Hytrel TPC-ET.

Um tipo de Zytel RS especialmente desenvolvido para as linhas a diesel e biodiesel da Fiat ajudou a montadora, a Hutchinson SRL (Rivoli, na Itália) e a DuPont a receberem as mais altas distinções de honra na categoria Ambiental.  

O uso do Sorona EP em componentes do sistema de ar condicionado do Prius α (Prius alfa) ajudou a Toyota, a Kojima Press Industry, a Howa Plastics e a DuPont a serem finalistas na categoria Materiais.

"Sempre houve interesse da indústria automobilística no nosso amplo portfólio de materiais produzidos a partir de fonte renovável, mas agora a transição está sendo mais rápida no sentido de adotar esses materiais", disse Mike Day, diretor de Desenvolvimento Automotivo da DuPont Performance Polymers para a América do Norte. "Em parte, a mudança se baseia no desempenho superior, mas também no valor que o uso desses produtos é capaz de oferecer".

O Zytel RS, que contém mais de 60% de ingredientes renováveis em termos de peso, foi escolhido em substituição ao PA12 por sua resistência superior a temperaturas e pelo desempenho no envelhecimento de longo prazo. A aplicação foi amplamente adotada pela Fiat e estreou no Fiat 500, Panda, Punto, Lancia Delta, Alfa Romeo MiTo e Giulietta.

O Sorona EP, que contém, em termos de peso, entre 20% e 37% de material produzido a partir de fonte renovável derivada de açúcares vegetais, aprimorou as opções de design e atendeu às necessidades de desempenho dos componentes do sistema de condicionado no painel de instrumentos do novo Prius.  

Ford, Brose, Camoplast, Mitsuba e DuPont venceram na categoria Chassi/Hardware, ao substituir o aço no sistema de vidros elétricos do Ford Focus.  O novo design explora as características de amortecimento inerentes ao Hytrel TPC-ET principalmente para reduzir ruídos e também o peso.

"Todos nós reconhecemos as importantes mudanças no setor – desde as tecnologias que movem o veículo até o design de interiores", afirmou Day. "Mais do que nunca, precisamos trabalhar em conjunto com nossos clientes para desenvolver as soluções econômicas que os consumidores desejam".

Por mais de quatro décadas, a Society of Plastics Engineers tem oferecido o prêmio "Uso Mais Inovador dos Plásticos" em aplicações automotivas e de transporte terrestre, que se tornou a maior competição do mundo nessa categoria e o evento mais longevo e de maior reconhecimento nos setores automotivo e de plásticos.

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