Ferrari prepara seu primeiro esportivo híbrido para produção
Conversível California é o favorito para receber a tecnologia
HY-KERS apresentada no Salão de Genebra em 2010

E a Ferrari está mesmo disposta a entrar o quanto antes no novo mundo dos esportivos “verdes”. Segundo aponta o website inglês Autocar, os engenheiros da montadora estão no laboratório em Maranello apertando os parafusos de seu primeiro carro híbrido de produção. A publicação afirma que pode ser uma nova versão da California ou até o sucessor da linha 599.
 
A fonte diz que a marca conta com a ajuda da Bosch na criação do carro, que tem prazo de conclusão previsto para o final deste ano. A tecnologia aplicada no carro é uma derivação do aparato apresentado no conceito 599 HY-KERS, durante o Salão de Genebra de 2010.
 
A motorização híbrida, como o nome do conceito indica, usa o KERS para gerar propulsão “limpa”. O equipamento é parecido com o usado pela escuderia italiana em seus monospostos na Fórmula 1, que armazena a energia cinética das frenagens em discos de inércia e a dispara convertida em força mecânica nas rodas. No conceito, o componente gerava 100 cv, além dos mais de 600 cv habituais do bloco V12, “item de série” em qualquer Ferrari 599.
 
Se for aplicado na California, a potência será mais modesta, até por conta da capacidade “limitada” do motor V8 da série que não passa de 460 cv. O modelo ainda leva vantagem no quesito ecológico entre as demais macchinas da Ferrari pois já conta com opção de sistema stop/start, que desliga o motor em situações de trânsito pesado ou semáforos, e volta a liga-lo quando o pedal de freio é aliviado.
 
A primeira Ferrari híbrida com autorização para fabricação é aguardada para o Salão de Frankfurt, em setembro. A fabricante, no entanto, ainda não confirma se o modelo estará no tradicional evento alemão. A publicação, porém, apurou que o lançamento comercial do novo esportivo italiano deve ocorrer nos primeiros meses de 2013.

Confira mais notícias