Esmaltec adota nanotecnologia e reduz o consumo de água e energia
Com o suporte da Henkel, que desenvolveu o Bonderite, tecnologia ecologicamente correta e de alta performance, a Esmaltec obteve redução de 20% no consumo de água e 40% em energia

A Henkel tornou o processo produtivo da Esmaltec mais ecoeficiente, a partir da tecnologia nanocerâmica usada no pré-tratamento de chapas metálicas de aço, alumínio e zinco e no processo de pintura a pó, empregados na produção de eletrodomésticos. Com a adoção da solução Bonderite, a Esmaltec registrou redução de 20% no consumo de água e de 40% no uso de energia. A empresa aumentou ainda a operacionalidade da sua linha produtiva, reduzindo de  11 para 8 etapas, além de diminuir os passivos ambientais.

O Bonderite prepara as peças com um revestimento nanocerâmico que deixa a superfície uniforme e pronta para a adesão da tinta. O produto é livre de fosfato e não gera metais pesados, exigindo menor manuseio químico.

Nos antigos processos, era necessário operar com temperaturas entre 50ºC e 65ºC. Já o Bonderite permite que o mesmo trabalho seja feito em temperatura ambiente, economizando energia. Como não há formação de resíduos sólidos, a manutenção do processo foi simplificada, e resultou na diminuição do consumo de água.

Buscando tornar-se uma empresa mais competitiva e sustentável, a Esmaltec adotou o Bonderite em novembro de 2006 e agora, quatro anos depois, apresenta maior qualidade do produto final e postura ambiental exemplar.  “Para nós, o uso da tecnologia Bonderite proporcionou a introdução de processos ecologicamente corretos e adequação aos sistemas de gestão ambiental com diminuição no custo do produto final”, comenta Annette de Castro, Superintendente da Esmaltec, Com o emprego do Bonderite, houve uma redução de 40% no custo final do metro quadrado tratado.

Hoje, a tecnologia Bonderite é utilizada em fogões, refrigeradores, freezers e bebedouros. Para que a Esmatelc pudesse adotar esta solução, a Henkel realizou testes na linha de refrigeradores da companhia, na planta localizada em Maracanaú, no Ceará, processo que levou oito meses para ser concluído. Agora, toda a linha de produtos químicos utilizada no pré-tratamento das chapas metálicas foi substituída e o processo foi adequado. Após a etapa de testes com os refrigeradores, a Esmaltec implantou os processos também na categoria de fogões.

“O Bonderite é um diferencial para nossa empresa uma vez que eliminou definitivamente os passivos ambientais do processo de fabricação e alavancou a produtividade da linha de pintura a pó”, comenta a executiva. 

Confira mais notícias