IRC 2011 ? International Rubber Conference: Sílica no pneu ajuda a economizar combustível e reduzir emissões de CO2

A sílica de alto desempenho aplicada na produção de pneus reduz a resistência ao rolamento em 25% e o consumo de combustível e as emissões de CO2 em 7% (equivalente a uma redução de aproximadamente sete gramas por quilômetro rodado), mantendo ao mesmo tempo a segurança e a durabilidade dos pneus.

A informação  foi dada por  Paulo Garbelotto, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Rhodia Sílicas, logo após apresentação de palestra especial sobre "Sílica de Alto Desempenho para o Mercado de Borracha", na IRC 2011 - International Rubber Conference, evento técnico que pela primeira vez foi realizado na América Latina (15 a 17 de junho, em São Paulo). A IRC 2011 reuniu centenas de especialistas e profissionais do setor, que realizam pesquisas e trabalhos para estudar o comportamento dos elastômeros, melhorar sua produção e sua utilização de maneira segura e ecologicamente corretas.

Desde que foi adotada pelos fabricantes internacionais de pneus de energia eficiente, os chamados pneus verdes, a sílica de alto desempenho da Rhodia para o mercado de borracha tem ajudado na economia de 20 bilhões de litros de combustível e redução de emissões equivalentes de CO2 da ordem de 50 milhões de toneladas, acrescentou  Garbelotto. 

A sílica de alto desempenho é componente chave nesse tipo de pneus.  Segundo o pesquisador, a Rhodia tem trabalhado para ampliar esses níveis de benefícios, buscando atender a demanda mundial por esse tipo de pneus de energia eficiente, de acordo com o novo conceito de mobilidade sustentável, impulsionado pela exigência dos consumidores por produtos mais eficientes e que economizem energia. “A Europa, por exemplo, terá uma nova legislação sobre a rotulagem de pneus, a partir de novembro de 2012, e no Brasil já estão sendo conduzidos estudos nesse sentido, coordenados pelo Inmetro e com a participação de todo o segmento”, assinalou  o especialista. 

A Rhodia, que inventou a sílica de alto desempenho, possui oito unidades industriais desse produto em todo o mundo, sendo que uma destas fábricas está instalada conjunto industrial da empresa em Paulínia (SP), atendendo ao mercado da região da América Latina.  As sílicas Zeosil e Tixosil,  são utilizadas nos mercados de borracha (pneus e artefatos técnicos), calçados, oral care e nutrição humana e animal 
Confira mais notícias