Centro de pesquisa e desenvolvimento da Lifan no Brasil vai
consumir investimentos de US$ 70 milhões

A Lifan e o Grupo Effa, representante exclusivo da marca no Brasil e no Uruguai, escolheram o Brasil para construir o Lifan South American Research and Development Center, que será o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento da montadora instalado fora da China. As duas empresas serão sócias no projeto, que consumirá investimentos em torno de US$ 70 milhões nos próximos quatro anos. “O Brasil foi escolhido como porta de entrada dos veículos Lifan nas Américas por ter uma indústria automotiva madura. É também um País cujo mercado automobilístico e seus requisitos se assemelham muito aos mercados americano e europeu, com legislação similar e consumidores igualmente exigentes. Isso, somado ao fato de estarmos passando por uma das melhores fases históricas de crescimento, faz do Brasil um local perfeito para desenvolver novos produtos e tecnologias”, explica Ronaldo Mazará Junior, diretor de Engenharia do Grupo Effa e responsável pelo projeto.
 
O novo centro de pesquisas e desenvolvimento terá vários objetivos. Um deles será projetar um novo modelo de automóvel compacto, que ocupará um segmento de mercado abaixo do atual Lifan 320. O carro ajudará a marca ampliar a sua atuação mundial. “Outro foco importante será desenvolver veículos movidos a energias alternativas, como a elétrica”, acrescenta Mazará. O Lifan South American Research and Development Center, desde o início, também terá como foco a melhoria contínua dos automóveis Lifan, promovendo a evolução tecnológica e de qualidade dos seus produtos. “Todas as grandes montadoras contam com este tipo de trabalho para melhorar continuamente seus veículos. Os resultados obtidos pelo centro da Lifan no Brasil vão beneficiar os carros da marca vendidos no mundo todo”, explica o diretor de Engenharia. O local ainda será responsável pela homologação e certificação dos veículos Lifan comercializados no continente sul-americano, além de projetar novos produtos e aprimorar os já existentes nas áreas de powertrain, chassis, carroceria e eletro-eletrônica.
 
Inicialmente, o Lifan South American Research and Development Center começa a operar dentro da atual sede do Grupo Effa, no bairro de Tamboré, em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo - um prédio moderno, com seis andares, que concentra toda a operação do Grupo atualmente e emprega cerca de 110 funcionários. Até o final do próximo ano, o centro será transferido para um novo local no estado de São Paulo, no eixo entre as cidades de São Paulo e Campinas, onde serão instalados todos os equipamentos, máquinas e laboratórios. O Lifan South American Research and Development Center deverá empregar cerca de 20 profissionais, entre engenheiros e técnicos, até o final de 2012. Este quadro deverá ser ampliado para 50 funcionários diretos até o final de 2014.
 
O local será dirigido pelo executivo Ronaldo Mazará Junior, engenheiro eletrônico com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/Ohio University. Mazará tem 18 anos de experiência na indústria automobilística, tendo atuado na GM e na Delphi, no desenvolvimento e aplicação de diversos produtos nas áreas de powertrain, áudio, infotainment e airbags. É também coordenador da Comissão Técnica para Veículos Elétricos e Híbridos da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) que busca divulgar novas tecnologias e engajar a engenharia da mobilidade nesta nova vertente tecnológica.
 
A Lifan (www.lifanmotors.com.br), uma das maiores montadoras da China, foi lançada no mercado brasileiro em outubro do ano passado. Inicialmente, estão à venda dois automóveis: o hatchback 320 e o sedã 620, que são montados no Uruguai numa planta construída pelo Grupo Effa com investimento de US$ 25 milhões. A marca já conta com uma rede de 18 concessionárias exclusivas.
 
Fundada em 1992, a Lifan Industry Group possui hoje mais de 13.200 funcionários. Nestes seus 19 anos de existência, o Grupo já foi escolhido por sete vezes como uma das 500 maiores empresas da China. O Grupo Lifan está instalado na região Ocidental do país. A empresa atua em 151 países. Em 2003, o Grupo criou a Lifan Automobile, após adquirir a montadora Chongqing Special Purpose Use Vehicle Manufacturing. A empresa produz os modelos 320, 520, 620 e Minivan e está iniciando a montagem do seu primeiro utilitário esportivo, que chegará aos mercados brasileiro e internacional em 2012.

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