FEI desenvolve o primeiro Fórmula elétrico com baterias de celular
Protótipo estará em exposição no Congresso SAE BRASIL, que acontecerá de 4 a 6 de outubro, em São Paulo; durante o evento professores ministrarão palestras e receberão homenagens

O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) vai expor no 20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade da SAE BRASIL o primeiro fórmula elétrico do Brasil, alimentado por baterias de celular. O congresso acontece de 4 a 6 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O protótipo elétrico, desenvolvido a pedido da SAE BRASIL, foi construído em cinco semanas por sete estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, sob coordenação do professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística Ricardo Bock. O veículo é alimentado por baterias de celular, tipo íon de lítio, que levam cerca de 4 horas para carregar e garantem autonomia de 30 minutos. O fórmula elétrico pesa 320 kg, contando o peso do piloto, e pode superar os 100 km/h.

Com a construção do protótipo, a SAE BRASIL quer estimular os estudantes de engenharia de todo o País a desenvolverem veículos da categoria e disputarem a 1ª Competição Fórmula SAE Elétrico, a ser realizada já em 2012.

Baja – Durante o Congresso, a FEI vai expor, também, o baja Dipton, protótipo off road projetado e desenvolvido pelos próprios estudantes. Em março deste ano, a FEI comemorou o heptacampeonato brasileiro da categoria (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011), em Piracicaba, SP. Já na competição da SAE International, nos EUA, a FEI é responsável por quatro dos cinco títulos mundiais conquistados até hoje pelo Brasil, em 2004, 2007 e 2008.

O baja da FEI possui recurso wireless, que permite ao piloto ter em tempo real, numa tela de LCD acoplada ao volante, informações, como carga de bateria, tempo do motor ligado, velocidade e rotação. Na parte ecológica, a laminação do banco do carro é à base de fibra de Curauá, planta da família do abacaxi originária do Pará.

Palestra – No dia 4 de outubro, às 13h, o professor e coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da FEI, Agenor Fleury, é um dos convidados para palestra no painel de Educação de Engenharia do Congresso da SAE BRASIL, ao lado de especialistas do governo e da indústria. No painel, o professor da FEI discorrerá sobre o tema Convergências e Divergências e o Ensino da Engenharia da Mobilidade, ao abordar a influência da academia e as necessidades de mudanças na grade curricular para promover de forma efetiva a convergência entre universidade, governo e indústria.

Homenagem da SAE – a SAE BRASIL homenageará 20 personalidades brasileiras que contribuíram para o seu crescimento da associação, que comemora 20 anos. Um dos homenageados é o professor Ricardo Bock. Um dos fundadores do Projeto Baja, Ricardo Bock será homenageado na Categoria Baja, no banquete de encerramento do Congresso, dia 6 de outubro. Ricardo Bock representará todos os voluntários envolvidos com o projeto, que caminha para sua 18ª competição em 2012.


Ficha técnica do Fórmula elétrico:

Dimensões
Comprimento 2702 mm
Largura 1442 mm
Altura 1262 mm
Entre Eixos 1600 mm
Peso aproximado c/ piloto 320 kg

Parâmetros de Suspensão
Dianteira - Traseira Tipo PULL ROD c/ duplos triângulos
Pneus 175/50 VR 13 - Pirelli

Freio
Disco Ventilado; diâmetro 260 mm

Chassis Tubular em aço 1020 c/ soldagem TIG

Motor
Material Carcaça em alumínio
Rotação 2950 rpm
Torque 68 N.m
Potência 21 KW (28,5 cv)
Tensão 220 V
Corrente 74,3 A

Transmissão
Através de corrente c/ engranamento
Diferencial c/ escorregamento limitado

Inversor de frequência AC/DC
Modelo CFW-11

Bateria
Tipo: Li-Ion
Quantidade: 1400

Confira mais notícias