Fimec 2011: Rhodia apresenta inovações para o
setor de couro, componentes e calçados

São Paulo (Brasil), 11 de abril de 2011 – A Rhodia, uma das mais reconhecidas fornecedoras do setor coureiro-calçadista, no qual atua há seis décadas no Brasil, apresenta nesta edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), de 12 a 15 de abril de 2011, em Novo Hamburgo (RS),  sua linha de inovações desenvolvidas no Brasil.

Os destaques são o novo solvente Rhodia Augeo SL 191, os intermediários químicos para produção de poliuretano e plastificantes, e a sílica Zeosil MP 1165, que reforçam o portfólio da empresa nesse mercado. A Rhodia fornece ao setor produtos para tratamento de couro, solventes oxigenados derivados da acetona, do etanol e da glicerina, sílicas precipitadas, fios têxteis e fios industriais de poliamida para tecidos e linhas de costura.

Solvente de Fonte Renovável - Lançado recentemente  no Brasil, o primeiro produto da linha, o Rhodia Augeo SL 191 é um solvente inovador, derivado da glicerina, destinado  às mais diversas aplicações de tintas e vernizes para couro. É um solvente de lenta evaporação, que agrega propriedades técnicas capazes de oferecer maior produtividade e menor consumo no processo de fabricação de tintas e vernizes.

Com esse produto, a Rhodia amplia sua presença em um segmento especializado do mercado de solventes, oferecendo uma inovação que substitui, com desempenho superior, os glicóis éteres e seus acetatos de fonte petroquímica, alguns deles agressivos à saúde humana e ao meio ambiente.

Guia de Boas Práticas de Solventes - Durante a Fimec, a Rhodia também fará a apresentação do Guia de Boas Práticas de Solventes, que orienta sobre o manuseio e estocagem de solventes industriais, tendo como um dos objetivos a correta utilização desse tipo de produto e a prevenção de acidentes. Totalmente alinhado ao programa Rhodia Way, que a empresa desenvolve para valorizar suas relações com os seus públicos de interesse, o Guia atende a uma demanda do mercado. Disponível em versão eletrônica, em CD-ROM, trata-se de ferramenta de extrema utilidade para os clientes da Rhodia, ao compilar informações sobre as atividades da empresa nesse setor e apresentar as normas legais pertinentes a essa atividade.  

Intermediários para poliuretano e plastificantes - Intermediário químico para PUBD (Poliuretano de Baixa Densidade) é uma tecnologia desenvolvida em parceria com  um cliente da empresa no Brasil, que visa conferir mais conforto aos calçados esportivos, aprimorando a sensação de bem estar do usuário desse tipo de calçado, seja para uso diário seja para a prática de esportes de competição. A empresa também dispõe de produtos para tratamento do couro e para a fabricação de plastificantes, que substituem outros materiais encontrados no mercado.

Sílica para calçados - A sílica Zeosil  1165 MP, de alta dispersabilidade, na forma de micropérola, é um produto empregado como reforço  na borracha do solado de calçados, que permite ganhos de produtividade e de redução de energia consumida pelos clientes em seus processos de produção, além de benefícios técnicos em relação aos produtos existentes no mercado. A Rhodia é uma das líderes mundiais na área de sílicas precipitadas, oferecendo uma ampla gama de soluções para cada mercado onde atua.

“O setor coureiro-calçadista é importante para os negócios da empresa no Brasil. Em torno de 10% do faturamento total da empresa no País foram obtidos em 2010 com vendas para esse segmento”, informa Antonio Sergio Luvizeto, diretor de Negócios da Rhodia Intermediários e Poliamida. A empresa oferece ao mercado soluções que partem do amplo conhecimento das necessidades dos clientes e dos desejos dos consumidores de seus produtos.

Segundo Luvizeto, que também coordena o grupo Footwear Technology, a Rhodia mantém anualmente em seu centro de pesquisas cerca de 10 projetos de inovações voltadas para o setor, em diferentes estágios de desenvolvimento.  “Esses projetos – assinala o diretor da Rhodia - estão totalmente alinhados às práticas de Sustentabilidade adotadas pela empresa”. 

Confira mais notícias