Dânica na Tecnocarne 2011

A Dânica (Joinville, SC) participará da 10ª edição da TecnoCarne -  Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne, que acontecerá de 23 a 25 de agosto de 2011,  no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, SP.

A empresa mostrará o Frigo Painel, painel termoisolante em PU para uso em câmaras frigoríficas.

O painel termoisolante FrigoPainel é constituído de revestimento metálico e núcleo isolante em PUR (poliuretano) ou PIR (poliisocianurato), fabricado com a mais avançada tecnologia europeia: a linha de produção contínua e automática de painéis termoisolantes, que assegura perfeita homogeneidade na distribuição do PUR ou PIR, injetados por alta pressão. Além da alta qualidade e durabilidade dos painéis, esse processo garante excelente vedação, isolamento térmico, acabamento e autoportância. Assegura a perda mínima de materiais durante a fabricação e tem como grande diferencial o uso de matérias-primas que não emitem gases prejudiciais a camada de ozônio, colocando a Dânica à frente das exigências do Protocolo de Montreal para a próxima década, que proíbe o uso de gases ofensivos à atmosfera. Outro grande benefício do novo FrigoPainel produzido em processo contínuo é a largura útil, a maior do mercado, com isso é possível mais economia por m² na construção das câmaras.

A aplicação de painéis termoisolantes com núcleo em PU vem ganhando a preferência do mercado consumidor. Atenta a este fato, a Dânica investiu 50 milhões de reais em duas novas plantas com tecnologia de fabricação contínua, agregando ainda a consciência ambiental e trazendo as linhas contínuas já convertidas para a utilização de Hidrocarboneto (pentano) como agente expansor. Com isto, eliminou a emissão de gases nocivos à camada de ozônio e ainda reduziu significativamente o potencial de aquecimento global.

Na questão isolamento, a condutividade térmica do PUR chega a ser 50% menor que a do EPS, resultando em metade da espessura termoisolante na aplicação, ou seja, pode-se dizer que num projeto em que será necessária uma espessura de isolamento em EPS de 200 mm, a espessura equivalente em PUR será de 100 mm.

Em se tratando de resistência mecânica, os painéis termoisolantes em PUR/PIR apresentam maior resistência à flexão, chegando a permitir, com metade da espessura, um vão autoportante superior ao EPS, o que pode ser convertido, considerando os requisitos de projeto, em economia com estrutura metálica de sustentação.

Vale ressaltar que todos os produtos Dânica proporcionam estanqueidade, impermeabilidade e redução de custos com energia elétrica na climatização.

Confira mais notícias