Solado flexível em couro é a novidade que a FCC apresentou no InspiraMais

Participando pela segunda vez do projeto InspiraMais (ação desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias de Componentes para Calçados – Assintecal), no espaço InovaMais, a FCC apresentou, através do seu curtume, um solado em couro flexível, novidade implementada para atender fabricantes de calçados que querem agregar valor ao seu produto, oferecendo mais conforto.

Para mostrar as propriedades do material, a FCC desenvolveu um protótipo de uma sapatilha.

O curtume apresentou na feira também o couro em curtimento vegetal para a produção de palmilhas e forros de cabedal. A matéria-prima tem como propósito agregar valor e diferenciar os produtos das indústrias de calçados. Além de valorizar o produto final, o forro e as palmilhas em couro auxiliam na absorção de suor, e oferecem mais conforto ao caminhar.

As duas novidades do Curtume FCC são produzidas dentro da filosofia da empresa de desenvolvimento de produtos sustentáveis. O couro é curtido ao tanino vegetal.

Entre os produtos que a FCC mostrou no InovaMais está o Fortiprene TR Verde, que pode ser usado em solados e em palmilhas. A matéria-prima tem até 50% de sua formação a partir de produtos vegetais, sem perder as características necessárias para estes componentes, que são a flexibilidade, aparência e resistência ao desgaste. Com tecnologia patenteada, o Fortiprene TR está entre as estrelas da FCC quando o assunto é inovação tecnológica.

Um aspecto importante da nova matéria-prima da FCC é o fato de que ela pode ser usada em qualquer injetora de plásticos. O produto foi desenvolvido para ser uma solução imediata para os fabricantes de solados, sem diferenças no preço, e sem qualquer necessidade de mudanças no parque fabril dos fabricantes de solados e palmilhas.

A FCC apresentou ainda o Fortiflex BI AD, o primeiro material processável em injetoras convencionais que permite a substituição da borracha vulcanizada em solados de alta performance. A indústria apresentou ainda o Acquafort 9500 TR, adesivo à base de poliuretano modificado desenvolvido e patenteado para colagens que envolvam TR sem halogenar. O Acquafort ECO 9500 Mono é um adesivo mono componente que não utiliza reticulador (poliisocianato), apresenta alta solidez à luz (não amarela) e alta resistência à hidrólise. Também no estande da FCC foi mostrado o Acquafort BI, adesivo à base de água que foi desenvolvido para colar a linha Fortiflex BI (borracha injetada desenvolvida pela FCC).

Confira mais notícias