Bayer MaterialScience apresenta soluções
tecnológicas às megatendências globais

Divisão de materiais inovadores do Grupo Bayer participa da Brasilplast 2011 com soluções aos desafios futuros, como mudanças climáticas e urbanização. O estande da empresa está localizado entre as ruas F78 / G79

Materiais mais leves e inteligentes - para aplicações em teto-solares, sistemas de glazing ou até em aeronaves movidas à energia solar -, tecnologias para construção civil, para baixa ou zero emissões de carbono, e inovadoras matérias-primas de poliuretano para soluções de revestimentos e adesivos sustentáveis. Esses são alguns dos destaques apresentados pela Bayer MaterialScience durante a edição 2011 da Brasilplast, principal feira da indústria do plástico na América Latina.

As soluções foram inspiradas nas megatendências globais Urbanização, Tecnologia, Clima e Mobilidade, que prevêem inúmeros desafios futuros. Entre eles, por exemplo, estão o aumento da população mundial e a concentração em grandes centros urbanos; maior expectativa de vida e individualização; diminuição de recursos naturais e também das reservas de combustíveis fósseis.

“Os materiais da Bayer MaterialScience podem ser largamente utilizados em aplicações inovadoras e de grandes exigências técnicas, em especial no desenvolvimentos de produtos e processos sustentáveis ou que demandem grande eficiência energética”, diz Ulrich Ostertag, presidente da Bayer MaterialScience para a América Latina.

Exemplo disso é o policarbonato Makrolon®, que por ser leve, transparente e versátil, possibilita aplicações variadas nos mais diferentes segmentos. “No setor da construção civil, pode ser utilizado no revestimento de fachadas, coberturas de espaços, sistemas de iluminação, em isolamento térmico e em painéis solares. Já no setor automotivo, o produto ajuda a reduzir o consumo de combustível nos veículos, substitui o vidro convencional, confere flexibilidade de design e ainda pode ser aplicado em estações de carregamento de veículos elétricos.”, descreve Luis Carlos Sohler, gerente de marketing da área de Policarbonato para a América Latina.

Segundo ele, substituindo as partes de aço (grandes consumidores de energia) e de vidro dos veículos por polímeros – matéria-prima que requer bem menos energia para ser produzida e ainda reduz o peso do veículo – obtêm-se um potencial significativo de redução energética.

Outra área que também se beneficia do Makrolon® é a robótica, como é o caso do robô humanóide Myon - resultado da parceria entre a Bayer MaterialScience, o Laboratório de Pesquisa em Neurorobótica (NRL) da Universidade Humboldt e o estúdio de design Frackenpohl Poulheim. “Nesse desenvolvimento o policarbonato Makrolon® foi utilizado como principal tecnologia na fabricação do exoesqueleto, proporcionando uma boa aparência estética e protegendo todos os itens eletrônicos de seu interior”, conta Sohler.

Tecnologias de luz LED, que em breve suplantarão os sistemas de iluminação tradicionais devido a sua eficiência luminosa de até 80%, também podem ser fabricadas com o policarbonato da empresa - um dos poucos materiais capazes de suportar sua alta temperatura. As aplicações são inúmeras e variam desde postes de rua até a indústria automotiva.

Soluções inteligentes em poliuretano

Os materiais inovadores da Bayer MaterialScience também desempenham um papel importante na cadeia do frio, considerando que cerca de 50% dos alimentos produzidos são desperdiçados entre o tempo de sua produção e consumo. “O transporte e o armazenamento adequado de alimentos, em local devidamente refrigerado, são extremamente importantes e fazem a diferença no prazo de validade. Para evitar desperdícios, o isolamento térmico de poliuretano é fundamental“, afirma André Borba, gerente de Marketing da unidade de sistemas de Poliuretano para a América Latina.

Estudos demonstram a expressiva economia de energia obtida com o poliuretano. Quando usado para isolamento térmico nos telhados de prédios residenciais, em 50 anos o material economiza 70 vezes o volume de energia necessário para construí-lo. Além disso, o investimento feito no material geralmente é recuperado dentro de apenas alguns anos, transformando, assim, o poliuretano em um instrumento de proteção extremamente atrativo em termos ecológicos e econômicos.

Revestimentos inovadores e adesivos também formulados com matérias-primas de poliuretano são outros desenvolvimentos que oferecem soluções para numerosos desafios na área ambiental. Eles satisfazem as exigências decorrentes da aspiração por redução sustentável de emissões de CO2 e também da utilização de combustíveis fósseis, assim como a alta demanda por produtos ecologicamente amigáveis. Além disso, ainda ajudam a abrir novas oportunidades de crescimento de longo prazo em diversas indústrias.

Confira mais notícias