SNCF faz opção contratual por 40 novas composições
Euro duplex de altíssima velocidade

Patrick Kron, Chairman e CEO da Alstom, expressou sua grande satisfação com a assinatura, pela SNCF, da opção contratual por 40 novos trens Euro duplex double-deck de altíssima velocidade na sexta-feira, 30 de março.

Levando em conta um possível cancelamento de 10 trens, a Alstom registrou um pedido correspondente a 30 composições no último trimestre do ano fiscal 2011/12, no valor aproximado de €900 milhões.  O novo pedido está incluído na estrutura do contrato fechado com a Alstom pela SNCF em 27 de junho de 2007. Os 40 trens se somam à parcela de 55 composições Euroduplex já em construção, a primeira das quais entrou em operação comercial em 11 de dezembro de 2011 na nova linha de alta velocidade Rhine-Rhône, e as últimas unidades serão entregues em meados de 2015.

As composições adicionais serão entregues a partir de 2015.  Sua fabricação contribuirá para o volume de trabalho na unidade da Alstom Transporte em La Rochelle, que constrói os carros de passageiros, bem como para o volume de trabalho de outras unidades na França: Belfort (locomotivas), Reichshoffen (carros finais), Le Creusot (truques), Ornans (sistemas de tração), Le Petit Quevilly (transformadores de locomotivas), Tarbes (unidades elétricas e equipamentos de tração) e Villeurbanne (sistemas de controle eletrônicos). Charleroi (Bélgica) para inversores auxiliares e Montreal (Canadá) para sistemas de informação aos passageiros também fazem parte do plano de fabricação. No total, 1.500 pessoas trabalham nessas unidades todos os dias em projetos de transporte ferroviário de alta velocidade na Alstom.  

As principais fornecedoras francesas para o projeto são Faiveley Transport, Logitrade, COMECA, CEIT, TFCM e Association Bretagne Atelier. Somadas a outras empresas de pequeno e médio porte do setor ferroviário francês, elas empregam 6.000 pessoas na França.

Projetados para serem usados nas redes francesa, alemã, suíça e luxemburguesa, os trens Euroduplex contêm equipamentos de sinalização compatíveis com todas as redes europeias. Eles são equipados com sistemas de tração adaptados às diferentes correntes elétricas usadas na Europa. Algumas dessas composições também podem rodar na Espanha.  Beneficiando-se da longa e única experiência da Alstom no mercado ferroviário de altíssima velocidade, os trens Euroduplex oferecem os melhores custos operacionais e o retorno por assento mais alto.

Com a decisão por essa opção, Patrick Kron anunciou que a Alstom propôs o encerramento de seu processo legal na Suprema Corte de Londres, aberto para contestar a licitação lançada em 2009 pela Eurostar para renovar sua frota.

Sobre a Alstom
A Alstom é líder global em infraestrutura ferroviária e geração e transmissão de energia, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. A Alstom constrói o trem mais rápido e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo, fornece soluções de usinas integradas turnkey e serviços associados para uma ampla gama de fontes de energia, incluindo térmicas (carvão, nuclear, gás) e renováveis (hidrelétrica, eólica, solar), e oferece várias soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes. O Grupo emprega 92.000 pessoas em mais de 100 países e registrou vendas de €20,9 bilhões em 2010/11.

 

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