Contech apresenta material nanotecnológico DEPT® ao público

Amostra estará presente nas duas escolas móveis de nanotecnologia do Senai-SP, de 09 a 19/08, na Bienal do Livro

A fim de disseminar o conceito de nanotecnologia para o público, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) teve a iniciativa de desenvolver escolas móveis de nanotecnologia. Duas unidades serão apresentadas durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre de 9 a 19/08, em São Paulo; e ambas as escolas conterão uma amostra do DEPT®, um material nanotecnológico para fins de remediação ambiental e desenvolvido pela empresa nacional, Contech, companhia de especialidades químicas.

O DEPT® é um material sólido, em forma de pó branco, com elevada capacidade de sorção, para aplicação em remediação ambiental de matrizes aquosas, tais como efluentes industriais, água bruta e tratada, e água subterrânea. O pó é capaz de eliminar 95% da coloração da água, superando a performance de outros recursos de remediação.

O produto é constituído de nanopartículas de argila sintética, desenvolvida a partir da argila mineral, nanoestruturada com propriedades específicas. O tamanho diminuído das partículas, por volta de 100 nanômetros, aumenta a superfície de absorção, a área ativa do produto com o efluente e, conseguintemente, a sua capacidade de remediação. Por ser de origem sintética, o produto também pode ser desenvolvido de acordo com a necessidade de sua aplicação, além de ter o benefício de poder ser reutilizado até sete vezes antes de perder as propriedades. 

Segundo Washington Yamaga, diretor executivo do Grupo Ecotech – que tem licença de exclusividade dessa argila sintética em particular e com uma classe de derivados no Brasil –, o DEPT® vai além de um pó sintético com propriedades de sorção, ele é um nanoecomaterial. “É uma plataforma tecnológica, pois é um material que pode ter suas características alteradas ao mexermos na sua síntese e, com isso, podemos aplicá-lo como solução ambiental em diferentes mecanismos e também em um grande número de indústrias, de diferentes setores”. E isso é possível graças à nanotecnologia.

Para Carla Veríssimo, pesquisadora chefe do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Tecnologia da Contech, a nanotecnologia é uma ciência que não tem mais volta e que deve ser amplamente explorada. “A nanotecnologia traz novas propriedades. Ela promove uma sinergia entre materiais diferentes, não somente melhora, mas mudança de propriedades de um determinado produto”, explica.

As Escolas Móveis de Nanotecnologia do Senai-SP – unidades equipadas com o que há de mais novo em equipamentos de alta tecnologia – têm como objetivo disseminar os conceitos de nanotecnologia, além de oferecer capacitação profissional e informação tecnológica a alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e tecnólogo (superior). As escolas promoverão demonstrações e experiências de aplicações práticas de nanociência e nanotecnologia. As duas unidades são as primeiras do Brasil e o projeto de atuação na área contempla um total de cinco. Todas conterão amostras do DEPT®.
Serviço

Apresentação das duas Escolas Móveis de Nanotecnologia do Senai-SP
Local:
Espaço Arena – Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, Capital
Data: de 09 a 19 de agosto de 2012

Sobre a Contech

Importante player no mercado do segmento de papel e celulose, a empresa é conhecida por sua atuação no desenvolvimento de soluções de sistemas patenteados e customizados. As soluções Contech podem ser aplicadas na fabricação de papel, na preparação de massa no processo papeleiro e na fabricação de celulose. A Contech faz parte do Grupo Ecotech, que engloba negócios relacionados à produção de produtos químicos, sistemas mecânicos, consultoria e tratamento ambiental. Fundado em 2010, o Grupo Ecotech está localizado em Valinhos, São Paulo.

Informações à Imprensa – Way Comunicações
Tel.: (11) 3862-1586, 3862-6519
Bete Faria Nicastro e Júnia Braga Chaves
bete@waycomunicacoes.com.br / junia@waycomunicacoes.com.br

 

 

Confira mais notícias