ETEs Mizumo podem contribuir para a valorização do imóvel

O uso de sistemas de tratamento de esgoto e reúso de água tratada proporcionam qualidade de vida à população, reduz o consumo de água e os gastos com saúde,
além de agregar valor às áreas urbanas e ao patrimônio

A melhoria das condições e do acesso ao saneamento básico pode trazer inúmeros benefícios ao País, sejam relacionados à saúde da população e à qualidade de vida, sejam a racionalização da aplicação de recursos e a valorização imobiliária das regiões atendidas por estes serviços. A Mizumo – referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETE) – possui soluções dedicadas para atender a todos estes requisitos e que ainda permitem o reúso da água tratada, ampliando o leque de vantagens.

A Mizumo atende a um segmento de mercado que tem expandido sua atuação. Investimentos em tratamento de esgoto e reúso de efluente se fazem bastante necessários e estão na pauta de empreendimentos públicos e privados, que, cada vez mais, compreendem a importância deste tema e incluem estes benefícios aos projetos construtivos. “O reúso pode fazer parte das soluções que desenvolvemos e vem sendo adotado por muitos clientes que desejam a otimização dos custos e menor consumo de água potável, visando contribuir com a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente”, afirma o gestor da unidade de negócios Mizumo, Giovani Toledo.

 

Maior valor aos imóveis
Pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) – ‘Benefícios econômicos da expansão do saneamento básico´ – indica que a universalização do acesso à rede de esgoto pode proporcionar a valorização de até 18% no valor dos imóveis e, consequentemente, das regiões onde se encontram os imóveis que passam a ser atendidos pelo saneamento básico, que terão maior valor agregado. Esta valorização se dará, especialmente, entre a população de baixa renda.

De acordo com o levantamento, a valorização dos imóveis alcançará R$ 74 bilhões, valor 49% maior que o custo das obras de saneamento avaliado em R$ 49,8 bilhões. Parte do montante investido em saneamento retornará aos cofres públicos na forma de impostos - Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI) -, que se revertem à população em forma de novas melhorias. O valor dos imóveis cresce progressivamente à medida que aumenta o percentual da população com esgoto coletado.

“Os benefícios relacionados ao tratamento de esgoto favorecem um ciclo virtuoso: melhora do ambiente em que vivemos, redução dos gastos na área médica, melhoria da qualidade de vida das pessoas, aumento da produtividade e da renda, valorização imobiliária e patrimonial, aquecimento dos mercados, entre outros”, observa Toledo.

 

Produtos adequados à necessidade
A Mizumo dispõe da maior estrutura do mercado de ETEs pré-fabricadas, com engenheiros exclusivos para área de saneamento e outros especializados em diversas áreas, além de técnicos projetistas, químicos e biólogos, que trabalham de forma integrada no desenvolvimento das soluções, incluindo o controle da qualidade e serviços pós-venda.

Os projetos desenvolvidos pela Mizumo visam garantir a melhor relação entre custo-benefício do mercado. As soluções dedicadas, entre elas, das linhas Mizumo Plus, Tower e Customer, são robustas, modulares (permitem ser ampliadas ou removidas e remanejadas para outros locais), têm baixos custos operacionais e garantia de desempenho no tratamento biológico do esgoto. Esses fatores tornam a marca ideal para projetos residenciais, comerciais, industriais e para concessionárias de serviços de saneamento ambiental, entre outros.

A Mizumo adequa a ETE às necessidades de seus clientes e atende a todas as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); as recomendações e resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente; as exigências da Certificação ISO 14.000 - pré-requisito para empresas exportadoras; e cumprem ainda com as diretrizes de estados e municípios.

 

Perfil Mizumo
Criada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam tratar e reaproveitar efluentes. É referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) e diferencia-se por oferecer soluções ambientais dedicadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequados a cada tipo de cliente.

Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompeia, cidade do interior de São Paulo. Conta com 130 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e uma estrutura comercial que atua em todos os estados brasileiros e, portanto, mais próxima dos clientes.

A qualidade e o atendimento são preocupações constantes. Por isso, a Mizumo possui o Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 9001:2008. Colocou em prática o projeto Mizumo Produção Mais Limpa, buscando reduzir os resíduos gerados em seus processos fabris, além de priorizar a utilização de matérias-primas provenientes de fontes renováveis.

A empresa prioriza o crescimento sustentado, com investimentos feitos somente com recursos próprios. Em 2012, investirá na pesquisa, desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias, visando aumentar o portfólio de produtos e serviços, e na inovação dos processos produtivos. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 20% superior ao atingido em 2011.

A Mizumo é uma unidade de negócios do Grupo Jacto, fundado em 1948 e composto por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transporte, equipamentos para limpeza (alta pressão), transformação de plástico, ferramentaria, fundição, veículos elétricos e meio ambiente. O grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por promover o desenvolvimento sustentável em todos os seus setores de atuação.

 

Confira mais notícias