Alstom, Bombardier e Caf são finalistas ao Prêmio RF 2012

As empresas Alstom Brasil Energia e Transporte, a Bombardier Transportation Brasil e a CAF Brasil Indústria e Comércio foram selecionadas e estão concorrendo ao Prêmio RF 2012, na categoria de “Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros”. Considerado o maior evento social do setor metroferroviário da América Latina, a premiação está na sua 22ª edição e os vencedores em suas categorias serão conhecidos em jantar a ser realizado no dia 29 de março em São Paulo. 

A seleção das três empresas levaram em consideração os seguintes fatores:

•Alstom Brasil : A Alstom contribui para o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil há 55 anos. No ano passado, o centro de excelência da em empresa, localizado no bairro da Lapa iniciou a fabricação do projeto de Chennai, exportando conhecimento à Índia; a fabricação de 72 carros para o Expresso Leste da CPTM; além de entregar o último carro do metrô de Brasília e modernizar trens para a linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Novos processos colocaram a empresa em um patamar diferenciado de qualidade em 2011, por meio de melhorias técnicas e redução de prazos. 

•Bombardier Transportation : A Bombardier Transportation  está investindo fortemente no Brasil  em quadro de funcionários, área industrial e tecnologia. Com isso, foi possível trazer para o país produtos/soluções inovadoras e completas como o Innovia Monotrilho 300. O sistema, que será implantado na Linha Expresso Tiradentes, demanda curto prazo de implementação e não requer grande infraestrutura ou obras civis. A extensão da Linha tem 24km, 17 estações e 54 trens de sete carros. Comparado com os sistemas de Metrô, o Innovia Monotrilho 300 demanda a metade do tempo de construção e do investimento. 

•CAF Brasil : A empresa tem fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, atualmente uma das regiões mais prósperas a nível nacional no setor ferroviário. A unidade, a mais moderna da América Latina, fincou suas estacas há dois anos e meio e nesse período bateu recorde de pedidos. Em 2009/2010 foram 64 unidades entre trens e carros de metrôs para São Paulo. Iniciou, em 2011 a fabricação de 36 trens (PPP) em parceria com o governo de São Paulo e inicia 2012 com mais dois projetos:  15 trens para o Metrô Recife e 26 para São Paulo. 

O vencedor será indicado por votação feita por cerca de 30 mil votantes, grandes conhecedores do sistema metroferroviário, compostos por assinantes da Revista Ferroviária, inscritos no site www.revistaferroviaria.com.br e os visitantes da Feira Negócios nos Trilhos. 

 

Confira mais notícias