AkzoNobel apresenta crescimento no 2º trimestre
Multinacional holandesa encerra o mês de junho com resultados positivos tanto no faturamento como no Ebitda

São Paulo, julho de 2012 - A AkzoNobel, líder global no mercado de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas no mundo, anunciou os resultados financeiros do segundo semestre. A companhia registrou aumento de 8% no faturamento, fechando em 4,4 bilhões de euros, impulsionada, principalmente, por aumento de preços para compensar o custo elevado das matérias-primas e por efeitos cambiais favoráveis. Por sua vez, o Ebitda teve igualmente incremento de 8%, fechando em 593 milhões de euros. 

Para Ton Büchner, que assumiu como CEO da companhia em abril deste ano, o programa de melhoria de desempenho global da empresa está no caminho certo: “a performance geral dos resultados da AkzoNobel para o 2º trimestre é sólida, uma vez que o ambiente econômico está ficando cada vez mais difícil”. 

E completa: “nos meus primeiros meses como CEO, dediquei boa parte do meu tempo aos nossos clientes, colaboradores e acionistas, e também visitei muitas das nossas plantas ao redor do mundo. Minhas observações iniciais são de que temos negócios bastante sólidos e posições no mercado muito fortes. A oportunidade continua sendo em aumentar o retorno sobre o capital, gerar mais caixa e margens. Por esse motivo, a prioridade imediata para mim e para a equipe de liderança é melhorar a performance”, finaliza o executivo.

Alguns destaques
A unidade de negócios de Tintas Decorativas, que no Brasil tem as marcas Coral e Sparlack, apresentou melhora global de 6% no faturamento do segundo trimestre, principalmente em decorrência de melhor combinação preço/mix, assim como efeitos cambiais positivos. O Ebitda decresceu em 8%, como reflexo das fracas condições do mercado europeu.  Ações de reestruturação em mercados maduros continuaram presentes, em especial na Europa.

Outro resultado positivo foi registrado pela unidade de Performance Coatings, que apresentou um aumento de 12% no faturamento, conduzido por uma melhor gestão de margem, aquisições e efeitos cambiais.  O Ebitda teve um crescimento de 25% em comparação ao ano anterior, ainda em decorrência das melhorias feitas na eficiência operacional.  O volume caiu, embora tenha havido variação significativa entre alguns segmentos individuais.

E o faturamento de Especialidades Químicas teve um aumento de 6%, principalmente devido a uma melhor gestão de margens, à aquisição da Boxing Oleochemicals e a efeitos cambiais favoráveis.  O Ebitda fechou 16 % mais alto, refletindo margens melhores e uma reestruturação de custos continuada.  Volumes ficaram 2% abaixo em relação ao ano anterior, refletindo uma desaceleração na maioria dos negócios no trimestre.

Matérias-primas
A AkzoNobel continuou percebendo inflação nos preços do portfólio global de matérias-primas, embora de maneira menos enfática quando comparado ao ano passado.  O principal elemento causador de inflação nos custos é o TiO2.  No segundo trimestre, a empresa notou um aumento da oferta proveniente da China e uma redução na demanda global.  Mesmo assim, no geral, a empresa continua prevendo um aumento no custo médio para o ano.

Programa de melhoria de performance
O programa de melhoria de performance, anunciado em outubro de 2011, está progredindo bem.  Em suma, ele consiste em três blocos principais: profissionalização operacional, padronização funcional e adaptações específicas nas unidades de negócios. 
A profissionalização operacional trata de assuntos como a simplificação de produtos, procurement, excelência na fabricação e na distribuição, além de gestão de margem.  As adaptações nas unidades de negócios e a profissionalização operacional devem contribuir em cerca de 90% dos benefícios esperados para 2012, de 200 milhões de euros; enquanto a padronização funcional será, em um primeiro momento, um importante facilitador. 
Os custos combinados do programa no primeiro semestre equivalem a 90 milhões de euros, contabilizados como incidentes.  Os benefícios do programa, incluídos nos resultados do primeiro semestre, tanto em contribuição de margem, quanto em economias de custo, equivalem a 65 milhões de euros.  Desde o anúncio do programa, cerca de 1mil pessoas deixaram a empresa, sendo que 800 somente em 2012.  O programa está no caminho certo, e os principais benefícios ocorrerão na segunda metade do ano.

Visão Geral
O ambiente econômico continua sendo o tema mais sensível.  As preocupações concentram-se no risco de recessão na Europa, a lenta recuperação do mercado imobiliário dos EUA e uma potencial desaceleração na Ásia.  A AkzoNobel fornecerá atualizações estratégicas na publicação dos resultados do 3º Trimestre.

Sobre a AkzoNobel no Brasil
As atividades da AkzoNobel no Brasil estão divididas em suas três principais áreas de negócios mundiais: Tintas Decorativas; Performance Coatings e Especialidades Químicas. Cada área possui unidades de negócios dedicadas a serviços específicos. Em Tintas Decorativas, a companhia trabalha com as marcas Coral e Sparlack. Dentro de Performance Coatings, existem as unidades Automotive&Aerospace Coatings (marcas Wanda e Sikkens); Marine, Protective & Yatch (marca International); Powder Coatings (marcas Interpon e Resicoat), Packaging Coatings e Industrial Finishes (Resinas Iguatu). Já, em Especialidades Químicas, estão inclusas as unidades Pulp & Performance Chemicals (marca Eka), a Surface Chemicals e a Functional Chemicals. São, ao todo, 2.800 colaboradores distribuídos em 15 fábricas em seis estados e que fazem do Brasil o 4º maior mercado para a companhia. Por seu amplo portfólio e presença em diferentes áreas de atuação, a AkzoNobel está presente na vida cotidiana do brasileiro e trabalha para oferecer cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis, em linha com sua missão e filosofia.

Sobre a AkzoNobel
A AkzoNobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas. A empresa fornece produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalha com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para seus clientes. O portfólio inclui marcas como Coral, Eka, Wanda, Dulux, Sikkens e International. Com sede em Amsterdã, na Holanda, a companhia ocupa posição de destaque na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, seus 55 mil colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos com a excelência e com o cumprimento da filosofia “As Respostas do Amanhã Hoje” (Tomorrow's Answers Today™). Visite: www.akzonobel.com

 

 

Confira mais notícias