MVC E M.ROCHA INICIAM CONSTRUÇÃO DE 436 CASAS EM JAPERI, PARA O PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA

Contrato com a Caixa Econômica Federal prevê entrega das primeiras
unidades até o final de julho


A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, será a fornecedora das 436 casas que serão construídas no município de Japeri, Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Construtora M.Rocha. O contrato foi firmado no início deste mês com a Caixa Econômica Federal, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias com renda na faixa de 0 a 3 salários, onde está o maior déficit habitacional do Brasil. As obras tiveram início no último dia 14 de maio.

As primeiras unidades começarão a ser entregues no mês de julho, terão área construída de 37,8 m² e contam com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área de serviço, além de jardim e quintal. Júlio Rocha, diretor da Construtora M.Rocha, esclarece que o projeto das casas no município de Japeri está baseado num moderno e inovador processo, cujas vantagens foram comprovadas no ano passado com a reconstrução das escolas destruídas pelas chuvas no Estado de Alagoas.

“Foram 35 escolas, em vários municípios, reconstruídas em tempo recorde, para permitir o rápido retorno dos alunos às aulas, com elevado padrão de conforto, qualidade e segurança”, salientou o executivo.

A CasaPrática da MVC foi a escolhida para o projeto pelo elevado padrão de qualidade, praticidade, baixa manutenção e rapidez, além de ser ecologicamente correta em todo o processo de construção. Em vez dos materiais tradicionais, utiliza o inovador sistema Wall System, composto de estrutura metálica e painel sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro (similar ao que se usa em aviões, trailers, barcos e trens) e núcleo em EPS e gesso rígido.

Entre as vantagens em relação ao processo tradicional o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. Adicionalmente, as paredes são fornecidas com pintura. As instalações elétricas (eletrodutos, fiação, tomadas, interruptores, quadro de distribuição e disjuntores) e hidrossanitárias (tubos e conexões em PVC) embutidas nas paredes reduzem o custo e o tempo de execução da obra.

Processo inovador

De acordo com Júlio Rocha, a tecnologia aplicada pela MVC e as vantagens do processo foram fundamentais para garantir o contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção das casas do Projeto Minha Casa, Minha Vida, com qualidade superior aos métodos  tradicionais. “Temos a convicção de que o sucesso dos projetos de Alagoas e, agora, em Japeri, serão exemplos reais das vantagens comparativas em relação à qualidade e ao risco para o incorporador”, reforça Júlio Rocha.

Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, salienta que o projeto das casas de Japeri constitui-se em referência, em todo o Brasil, em termos de habitação popular, digna de se viver. “Nossa meta é ter as 436 unidades entregues até final de dezembro, comprovando a praticidade e a rapidez do sistema construtivo. Um exemplo atual da velocidade de implantação são as escolas de Alagoas, com a entrega de edificações de seis salas, com 854 m², em 75 dias a partir do terreno terraplanado."

MVC

A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Camaçari (BA), Catalão (GO), Caxias do Sul (RS) e Sete Lagoas (MG).

 

 

Confira mais notícias