Edra Equipamentos ganha prêmio com caixa eletrônico sustentável

Empresa conquistou o Prêmio Excelência em Composites na categoria “Melhor Desenvolvimento Tecnológico”


Jorge Braescher, presidente da Edra Equipamentos

O primeiro caixa eletrônico sustentável fabricado no Brasil levou a Edra Equipamentos a conquistar o Prêmio Excelência em Composites na categoria “Melhor Desenvolvimento Tecnológico”. A premiação também se estendeu a Jorge Braescher, presidente da empresa, que foi eleito a “Personalidade do Ano”.

Na sua 11ª edição, o Prêmio Excelência é organizado pela Artsim, empresa que também promove a Feiplar, principal feira do setor de compósitos da América do Sul. “É sempre uma satisfação ver um projeto ambientalmente amigável ser reconhecido”, comenta Braescher. A Edra Equipamentos também foi eleita este ano uma das “50 empresas do bem” pela Revista IstoÉ Dinheiro.

Denominado Banco Contemporâneo, o caixa eletrônico apresenta mais de vinte inovações em relação aos modelos convencionais, entre elas, paredes e teto de compósitos “verdes” – as resinas são derivadas parcialmente de fontes renováveis e recicladas.

A novidade também apresenta outras sacadas ambientalmente amigáveis, como o piso, que é de madeira plástica composta por mais de 90% de resíduos de embalagens descartadas. Destaque também para a iluminação natural, captação de energia solar e sistema de reaproveitamento da água da chuva para o cultivo de jardim no teto, entre outros pontos.


Resíduos de vidro temperado
No início de outubro, a Edra Equipamentos anunciou a criação de uma tecnologia sustentável para a moldagem de peças de compósitos. Denominado RTM-G (Resin Transfer Molding – Glass), o processo combina a injeção de resina no molde com o uso de resíduos pós-consumo de vidro temperado, que atuam como material de reforço no lugar das tradicionais fibras e mantas de vidro.

Além de permitir o reaproveitamento do vidro que seria descartado, o RTM-G contempla apenas a utilização de resinas incolores derivadas de fontes renováveis e recicladas. E o catalisador usado na cura ou endurecimento dos polímeros é livre de ftalatos, substâncias consideradas prejudiciais ao meio ambiente.

De início, o RTM-G será usado pela Edra Equipamentos para produzir móveis. “Os resíduos de vidro temperado deram um aspecto bastante interessante às mesas e bancadas que produzimos na fase de testes”, comenta Braescher.

Para mais informações, acesse www.edraequipamentos.com




Foto: Edra Equipamentos
Para fazer o download, acesse www.slea.com.br/fotos/eee02.jpg
 
Confira mais notícias