Nanotecnologia avança no setor de serviços automotivos

No Brasil, sistema chamado DNA Dot distribui 7.000 micropontos em mais de 50 partes do veículo, permitindo sua rastreabilidade em qualquer parte do mundo

As possibilidades que a nanotecnologia abre à humanidade são muitas. Atualmente, praticamente todas as áreas do conhecimento já desenvolvem ou preveem aplicação prática do conceito. Da indústria têxtil aos campos de batalha; das plantações de alimento aos neurônios humanos, parece não haver barreiras para a “ciência do invisível”.

A medicina, por exemplo, já lançou estudos para aplica-la na luta contra o câncer. Pesquisadores do Laboratório de Neurobiologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tentam desenvolver nanorobôs programados para atacar células cancerígenas, potencializando os efeitos das terapias químicas e por radiação.

No Brasil, a nanotecnologia evolui anualmente. Já possui até cursos de graduação próprios na UFRJ e na PUC-RJ. Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o mercado de produtos nanotecnológicos desenvolvidos no País chegou a R$ 115 milhões em 2010.

Recentemente alcançou até a indústria de serviços automotivos. A empresa DNA Security, pertencente ao Grupo DEKRA Brasil, trouxe uma tecnologia inédita para o mercado local. O DNA Dot, criado na Austrália, é um sistema que distribui até 7.000 micropontos em mais de 50 partes de um veículo. Cada um deles traz um código único e exclusivo, que pode ser identificado em qualquer parte do mundo por meio de um banco de dados online.

Pela grande quantidade de micropontos distribuídos, que são invisíveis a olho nu, sua remoção torna-se praticamente impossível. “A nanotecnologia surge como uma aliada ao combate contra o roubo e furto de veículos, já que inibe um dos maiores motivadores desse tipo de crime: a venda ilegal de peças”, explica Roberto Macea, gerente Comercial & Marketing do Grupo DEKRA Brasil.

Segundo o especialista, o sistema é mundialmente conhecido e já comercializado em mais de 20 países. Em alguns deles com o apoio de legislação governamental. Isso porque a nanotecnologia se apresenta como alternativa de custo acessível e adulteração praticamente impossível. “Todo veículo marcado com o DNA Dot recebe selos, estrategicamente posicionados, que identificam que aquele bem está protegido, pois suas peças podem ser rastreadas globalmente. E todos sabem que uma peça identificada  é uma peça sem valor no mercado paralelo.”, afirma.

Para conhecer mais sobre esta tecnologia, basta acessar www.meudna.com.br.
Ou ligar para (11) 4418-7281.
 


Desde 2003, a DNA Security atua no Brasil com sistemas inteligentes utilizados para inviabilizar economicamente a cadeia do roubo e furto de veículos do País. Com eficiência comprovada de até 60%, mais de 300 mil veículos já possuem algum dos dispositivos de segurança da DNA (marcação em baixo relevo e DNADot), que ainda proporcionam descontos na contratação e renovação de seguros. A empresa pertence ao Grupo DEKRA e conta com uma rede de atendimento de 22 postos presentes nos principais estados brasileiros. Sites: www.meudna.com.br e www.dekra.com.br

 

Confira mais notícias