MVC inicia montagem de 436 casas em Japeri, para o programa
Minha casa Minha Vida

Primeiras unidades ficam prontas no início de setembro
e obra termina em janeiro de 2013

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, deu início, na semana passada, à montagem das primeiras das 436 casas que serão construídas no município de Japeri, Estado do Rio de Janeiro. O contrato para implantação do projeto, desenvolvido em parceria com a Construtora M.Rocha, foi firmado em maio com a Caixa Econômica Federal, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias com renda na faixa de 0 a 3 salários, onde está o maior déficit habitacional do Brasil.

As primeiras unidades deverão ser entregues no início de setembro, terão área construída de 37,8 m² e contam com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área de serviço, além de jardim e quintal. A conclusão e entrega de todas as 436 casas está prevista para janeiro de 2013.

Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, esclarece que o projeto das casas no município de Japeri está baseado num moderno e inovador sistema Wall System, cujas vantagens vêm sendo comprovadas nos últimos oitos anos de existência do projeto.  Um exemplo recente do desempenho e diferenciação do Sistema Construtivo ocorreu no ano passado, com a reconstrução das escolas destruídas pelas chuvas no Estado de Alagoas. “Foram 35 escolas, em 12 municípios, reconstruídas em tempo recorde, para permitir o rápido retorno dos alunos às aulas, com elevado padrão de conforto, qualidade e segurança”, salientou o executivo.

Em vez dos materiais tradicionais, as casas são construídas com sistema Wall System, composto de estrutura metálica e painel sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro (similar ao que se usa em aviões, trailers, barcos e trens) e núcleo especiais que garantem o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo. Entre as vantagens em relação ao processo tradicional o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero.

Adicionalmente, as paredes são fornecidas com pintura. As instalações elétricas (eletrodutos, fiação, tomadas, interruptores, quadro de distribuição e disjuntores) e hidrossanitárias (tubos e conexões em PVC) embutidas nas paredes reduzem o custo e o tempo de execução da obra. O canteiro de obra se transforma em uma grande linha de montagem.

MVC

A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Camaçari (BA), Catalão (GO), Caxias do Sul (RS) e Sete Lagoas (MG).

 

Confira mais notícias