LANXESS lança novo elastômero produzido no Brasil

Novo polímero garante aos pneus de alta performance melhor resistência ao rolamento com alta aderência em piso molhado, em linha com os requisitos de rotulagem de pneus

A LANXESS, líder mundial em borrachas sintéticas, lançou o BUNA VSL 4720-0 HM, um elastômero que proporciona excelentes processamentos e propriedades na fabricação de pneus “verdes”. Produzido exclusivamente no Brasil, na fábrica de Cabo de Santo Agostinho-PE, é indicado para a produção de pneus de alta performance que combinem baixa resistência ao rolamento e alta aderência em piso molhado.

De acordo com Christoph Kalla, líder global de Marketing e P&D da unidade de negócios Performance Butadiene Rubbers (PBR) da LANXESS, o
BUNA VSL 4720-0 HM será o primeiro de uma série de produtos que a empresa vai lançar no mercado mundial em 2012. “Estamos confiantes de que este material é de interesse de nossos clientes para além das Américas, e é outro exemplo da capacidade única da LANXESS em desenvolver rapidamente produtos de alta performance, atendendo às novas demandas do mercado ”, ressalta.

O BUNA VSL 4720-0 HM é um copolímero de butadieno e estireno (high vinyl tin-coupled) com alto teor de vinil e acoplado com estanho, contendo 19,5% de estireno. É produzido por polimerização em solução, utilizando um iniciador alquil-lítio e um modificador de microestrutura. “Já temos definida por parte dos nossos clientes uma demanda de muitas mil toneladas para este grade, já no primeiro ano”, comenta o executivo.

O produto está em linha com a estratégia da LANXESS de focar em mobilidade verde. “Estamos desenvolvendo em nossa área de P&D diversos produtos que vão ajudar nossos clientes em todo o mundo a atender aos desafiadores requisitos de rotulagem de pneus, uma iniciativa que está ganhando força globalmente”, ressalta Kalla.

Etiquetagem de pneus

A partir do dia 1º de Novembro de 2012 todo pneu vendido na União Europeia deverá estar acompanhado de uma etiqueta que indique a sua eficiência energética, aderência em asfalto molhado e emissão sonora. Essa medida tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 e de ruído de um automóvel, mas sem comprometer a sua segurança.

Essa é uma medida que não deve se restringir à Europa. Na Coréia do Sul, essa regulamentação também passará a vigorar em dezembro deste ano, enquanto nos EUA e no Japão estão avaliando a adoção de sistema semelhante. No Brasil, o INMETRO realiza estudos para que os pneus com etiquetas comecem a aparecer nas lojas a partir de 2014.

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