Docente universitário de São Carlos recebe prêmio internacional por pesquisas desenvolvidas com materiais vítreos

Carreira acadêmica do professor Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, foi reconhecida pela American Ceramic Society

O professor Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu a notícia no último dia 2 de março de que foi agraciado com o prestigioso prêmio "George W. Morey", concedido pela Divisão de Vidros e Materiais Ópticos da American Ceramic Society (ACerS), em reconhecimento pelas suas contribuições à comunidade científica e pelas pesquisas relevantes no campo da ciência e tecnologia do vidro.

Os estudos em materiais vítreos desenvolvidos pelo professor Zanotto foram iniciados durante sua graduação em Engenharia de Materiais na UFSCar com uma bolsa de iniciação científica. Após a graduação, Zanotto cursou o mestrado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), o doutorado na University of Sheffield, na Inglaterra, e realizou estudos de pós-doutorado na Universitá Degli Studi Di Ferrara, na Itália, e nas University of Arizona e University of Central Florida, nos Estados Unidos.

Desde 1976, o docente se dedica às atividades acadêmicas no Departamento de Engenharia de Materiais, no ensino de graduação, pós-graduação e orientação em pesquisas. O professor também coordena as atividades do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), instalado em 1977 no DEMa, que já contribuiu para o desenvolvimento de materiais utilizados em implantes dentários, peças cerâmicas, vidros resistentes a altas temperaturas, estudos sobre o comportamento de materiais vítreos e processos de cristalização.

O prêmio "George W. Morey" representa o reconhecimento pelo conjunto de trabalhos desenvolvidos pelo professor Zanotto, publicados em mais de 200 artigos, escritos junto com estudantes de graduação, pós-graduação e outros pesquisadores. "Procuramos redigir artigos que contribuam para o avanço do conhecimento científico, com relevância, originalidade e rigor científico", salienta o docente.

Na opinião de Zanotto, os sucessivos prêmios internacionais colocam a UFSCar e o DEMa em uma posição privilegiada entre os principais centros de pesquisa em materiais vítreos. Além do Prêmio "George W. Morey", as pesquisas realizadas no LaMaV já foram contempladas com o "Zachariasen Award 1990", concedido pelo Journal of Non-Crystalline Solids, e o "Vittorio Gottardi Memorial Prize 2003" oferecido  pela International Commission on Glass. "Esse reconhecimento coloca a UFSCar e o DEMa numa posição de alto destaque internacional na área de materiais vítreos. Não conheço nenhum outro grupo de pesquisas que tenha recebido esses três prêmios", afirma o professor.

A cerimônia de entrega do "George W. Morey" será realizada em maio deste ano, na cidade de Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos, durante o congresso anual da Divisão de Vidros e Materiais Ópticos da ACerS. Na ocasião, o professor Zanotto apresentará uma palestra plenária sobre os resultados mais relevantes obtidos por ele e seus alunos e colaboradores em 35 anos de pesquisas científicas e tecnológicas sobre materiais vítreos.

Confira mais notícias