ABIQUIM lança Curso de Atualização em
Sustentabilidade nas Indústrias Químicas

A partir de 3 de maio, a Associação Brasileira da Indústria Química – ABIQUIM oferecerá o Curso de Atualização: Sustentabilidade nas Indústrias Químicas. Seu objetivo é apresentar um aprimoramento das visões estratégicas e abordagens práticas de sustentabilidade empresarial, considerando as pressões mais relevantes no ambiente de negócios, principalmente do setor químico. Com isso, busca promover diretrizes para posicionamento e construção de uma agenda de ações sustentáveis para o segmento.

O programa, coordenado pelo Engenheiro Mecânico, Marlúcio Borges, e pelo Engenheiro Químico, Vitor Seravalli, incluirá fundamentação atualizada, seminários, dinâmicas, apresentação e discussão de cases da indústria química, desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e também visitas a empresas.

O curso é voltado para líderes e profissionais das indústrias químicas, que desenvolvem e implementam estratégias e ações para integração da sustentabilidade em seus negócios.

Para mais informações, acesse o site da ABIQUIM. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril.

 

Perfil Marlúcio Borges:

Engenheiro Mecânico pela UNICAMP com Mestrado em Sustentabilidade Empresarial para Pequenas e Médias Empresas e Especialização em Gestão Ambiental, ambos pela mesma Universidade. Atua na concepção e desenvolvimento de projetos e iniciativas que tenham a sustentabilidade como estratégia diretriz, notadamente para o segmento corporativo, já tendo coordenado projetos de sustentabilidade para Organizações no Brasil e no Exterior (Alemanha, Canadá e Estados Unidos). Tem foco na implementação de práticas de produção e consumo sustentáveis como ecoeficiência e produção mais limpa.
Atualmente é Diretor Adjunto do Departamento de Meio Ambiente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo em Campinas e diretor titular da Divisão de Gestão Ambiental Empresarial no Departamento de Meio Ambiente da FIESP.

 

 

Perfil Vitor Seravalli:
Engenheiro Químico pela UNICAMP, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEI, MBA em Marketing pela ESPM, e especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela FIA/CEATS. Atualmente, é diretor de Responsabilidade Social do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, membro do Conselho de Administração da Fundação ABRINQ, além de sócio-diretor da Seravalli Consulting. É professor de pós-graduação da Fundação Instituto de Administração - FIA, da Fundação Dom Cabral - FDC, e do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT. Vitor Seravalli é consultor especializado em implementação de estratégias de sustentabilidade empresarial; no desenvolvimento de capacitação em Sustentabilidade para empresas, lideranças, jovens empreendedores e estudantes; e é palestrante em temas relacionados a desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano.

 

 

Sobre a ABIQUIM:
A Associação Brasileira da Indústria Química – ABIQUIM ­– fundada em 1964 reúne as indústrias químicas de grande, médio e pequeno porte, bem como prestadores de serviços ao setor nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A entidade representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos. A ABIQUIM é responsável pela coordenação, em nível nacional, do Programa Atuação Responsável® e pela operação do Pró-Química®, além de administrar o CB 10 - Comitê Brasileiro de Normas Técnicas, da ABNT, para a área química.

Serviço:
Evento à                  Curso de Atualização: Sustentabilidade nas Indústrias
Químicas
Carga Horária à     80 horas (2 módulos de 40h cada)

Data à                      Módulo I: 03 de maio a 05 de junho- terças e quintas
Módulo II: 02 de agosto a 04 de setembro - terças e quintas
Horário à                 19h às 23h

Local à                     Sede da ABIQUIM

Endereço à              Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C- 4º andar, Vila Olímpia, São
Paulo/SP - CEP: 04551-065

 

Informações à Imprensa:
Allcomm Partners- (11) 3167-1249
Mario Viana
 mario.viana@allcommpartners.com.br / (11) 9983-1269
Ligia Leme
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 9297-0433
Fernando Buzzo
                                     fernando@allcommpartners.com.br / (11) 7152-3863   

Confira mais notícias