Abiquim promove 14ª edição do Congresso de Atuação Responsável

Evento reúne profissionais do setor para discutir temas relacionados à gestão sustentável das empresas químicas.

A 14ª edição do Congresso de Atuação Responsável será realizada nos dias 11 e 12 de abril, no Novotel Center Norte, em São Paulo. No evento, serão apresentadas as novidades do Sistema de Gestão que trarão melhorias quanto aos requisitos em saúde, segurança e meio ambiente, com o objetivo de contribuir para a promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no país. Além disso, serão mostrados os mais recentes indicadores de segurança e meio ambiente da indústria química relativos ao período de 2004 a 2010.

O Sistema de Gestão do Atuação Responsável estabelece os requisitos que, ao serem incorporados ao sistema de gestão vigente na empresa – respeitando sua cultura e estrutura -  permitirão o atendimento ao Programa de forma eficaz e comprovável.

Sob o tema “A Indústria química como pilar da sustentabilidade no Brasil”, apresentações sobre os padrões sustentáveis de produção e consumo, mudanças climáticas, meio ambiente e gerenciamento responsável de produtos farão parte da agenda. Ao final, será entregue aos participantes um manual com os requisitos do novo Sistema de Gestão.

Entre os palestrantes, estão representantes do setor público como Alexandre Comin, Diretor do Departamento de Competitividade Industrial do MDIC e Sérgia de Souza Oliveira, Diretora de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, assim como de organizações não governamentais internacionais como o ChemSec, por meio da presença de Nadia Haiama, que aborda “Um futuro sem substâncias perigosas: Onde estão as empresas brasileiras neste quesito?”. Gregory Bond apresentará o Global Product Strategy - GPS do ICCA (Internacional Council of Chemical Associations).

O Congresso traz salas de apresentações sobre temas como Preparação e Atendimento a Emergência; Gerenciamento de Produto; Segurança de Processo; Segurança, Higiene e Saúde do Trabalhador; Logística e Parceiros Logísticos do Atuação Responsável; Meio Ambiente e Proteção Empresarial. A importância do diálogo que a indústria química mantém com a comunidade será também tratada como um incentivo para as empresas e a população discutirem abertamente temas e preocupações de interesse mútuo, relativos à saúde, segurança e meio ambiente, buscando respostas e soluções efetivas.

O Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável visa aperfeiçoar as ações das indústrias químicas nas questões relativas a saúde, segurança e meio ambiente, observando as recomendações do ICCA. O Programa, lançado no Canadá em 1985, foi introduzido no Brasil pela Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química há 20 anos.

Para inscrições e mais informações sobre o 14º Congresso de Atuação responsável, acesse o site: www.abiquim.org.br/atuacaoresponsavel

Confira mais notícias