Poliamida 6.6 da BASF com alta resistência à hidrólise
Tampa do Termostato VW: Ultramid HRX em produção

Desde fevereiro de 2012, as tampas de termostato moldadas com Ultramid® A3WG6 HRX estão sendo usadas na VW. A nova especialidade de poliamida da BASF que está disponível ao redor do mundo foi desenvolvida especialmente para aplicações que requerem alta resistência à hidrólise combinada com alta resistência mecânica. A produção acontece em Veritas AG, com sede em Gelnhausen, para a fábrica de motores da VW em Salzgitter (ambas na Alemanha).

A caixa do módulo de controle de resfriamento, que é moldada com o novo material, deve ir ao encontro de condições especiais – pressão de muitos bares em uma temperatura de mais de 130 °C – e demonstrar mínima deformação, porque isso reduziria a eficiência do módulo.

Peso e benefícios de custo

Comparado aos termostatos anteriores todos feitos em alumínio, a caixa, com a tampa moldada com a especialidade de poliamida oferece benefícios em termos de peso e custo: em comparação aos componentes metálicos, a peça plástica moldada não precisa ser usinada e com precisão alcança o dimensional exato, principalmente na superfície de selamento. Suportes, encostos, alojamento de válvulas e outras funções podem ser integradas no componente moldado sem esforço adicional. Além disso, a qualidade da superfície do plástico é importante, porque reduz a abrasão causada pelos refrigerantes.

Competência de design pelo CAE

Como outros desafiadores casos de componentes moldados em Ultramid, os especialistas da BASF forneceram assistência ao cliente no design. Muita atenção foi dedicada para o melhor posicionamento dos bicos de injeção. Isso tornou possível descolocar as inevitáveis linhas de fluxo, para regiões submetidas a menores cargas. Assegurar uma duradoura junção no componente selado sob carga do termostato bem como da pressão interna do refrigerante, apresentaram à Veritas um novo desafio. Com a ajuda da ferramenta universal de simulação da BASF ULTRASIM™, foi previamente possível analisar lentamente o comportamento de deformação do componente e consequentemente melhorar seu design.

Para mais informações, acesse www.ultramid.com.

Sobre a BASF
BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura ate petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e as futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando alimentação e nutrição saudáveis, e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry”, em português “Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de €73,5 bilhões em 2011 e contava com mais 111.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas atualmente nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €4,4 bilhões de euros em 2011 (esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).
- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.200 colaboradores em 31 de dezembro de 2011.


Atenciosamente,

Comunicação Corporativa
Phone: 5511 3043-3663, Fax: 5511 3043-2505, E-Mail: comunicacao.corporativa@basf.com
Postal Address: BASF S.A., Av. Brigadeiro Faria Lima, 3600, 04538-132 São Paulo, SP, Brasil

Confira mais notícias