Brasileira Produmaster e japonesa Prime Polymer anunciam fusão no mercado de polipropileno
Produmaster vislumbra crescimento expansivo nos próximos anos e conquista do mercado automotivo internacional

Com 30 anos de história no fornecimento de matéria-prima para a indústria nacional, a Produmaster concretiza agora, com o projeto de atendimento ao setor automotivo no fornecimento de compostos de polipropileno, iniciado em 1999, sua joint venture com a líder mundial Prime Polymer.

A força da Produmaster no setor automotivo do país chamou atenção da Prime Polymer, líder mundial do grupo Mitsui Chemicals e Idemitsu presente em países da Europa e outros como China, Índia, Tailândia, México, Estados Unidos, que há dois anos estudava a possibilidade de vir para o Brasil.

Somado aos atrativos fiscais, principalmente em virtude da Copa e ao fato do país estar fora do centro da crise financeira mundial, a estrutura e os resultados que a Produmaster oferece, chamaram atenção da empresa japonesa. “Registramos uma média de crescimento de 25% e o conjunto de nossa visão de mercado e os valores que nortearam nosso trabalho foram fundamentais para o sucesso de nossa aproximação com a Prime Polymer”, revela Vicente de Freitas, presidente da Produmaster.

ESTRATÉGIAS
Em 2004, após a liderança do atual presidente Vicente de Freitas na planta de São Paulo, a Produmaster iniciou um processo de expansão e práticas estratégicas. Ao adquirir 50% das cotas de uma empresa no polo industrial de Camaçari, na Bahia, fundando a sua segunda planta, a Produmaster Nordeste passou a significar um passo estratégico nos negócios da empresa.

O ano de 2011 foi um período importante que marcou grandes investimentos para Produmaster. Inicialmente instalada na cidade de São Paulo, transferiu sua planta para a região de Mauá (SP) e aumentou seu parque fabril, dobrando sua capacidade de produção. Além disso, comprou uma linha de produção na Alemanha, na ordem de 7 milhões de dólares, que também dobrou a capacidade produtiva da indústria. Nos últimos 12 anos, passou a atender o setor automotivo, o que garantiu a terceira colocação entre as maiores produtoras de compostos de polipropileno (PP) do país.

DOIS SONHOS, UM IDEAL
O desejo da Prime em se instalar no Brasil para fornecer matéria-prima para montadoras e os planos da Produmaster em expandir seu mercado para o exterior, permitiu a realização dos almejos de ambas: liderar o mercado mundial e conquistar o mercado nacional no fornecimento de matéria-prima para o setor automotivo. A compra de 70% da Produmaster de São Paulo pela Prime Polymer, integra a empresa entre as maiores do mundo. “Essa fusão vai além de uma sintonia de cultura e de negócios. Uma troca de expertises proporcionará à Produmaster seu sonho de competir no mercado internacional e ser líder nacional no fornecimento de compostos de polipropileno para o setor automotivo”, garante o presidente da Produmaster, Vicente de Freitas.

Sobre a Produmaster
Com duas plantas localizadas de maneira estratégica em dois estados, Mauá (SP) e Camaçari (BA), a Produmaster atende às principais montadoras instaladas no país, apresentando uma capacidade de produção de 55 mil toneladas/ano em suas duas plantas, 38 mil toneladas/ano em São Paulo e 17 mil toneladas/ano na Bahia. Tamanha produção rendeu à Produmaster um faturamento de R$102mi em 2011.

Em mais de uma década de crescimento, a Produmaster conquistou uma fatia de 11% de participação no mercado automotivo. "Temos como meta triplicar o market share nos próximos 4 anos", diz Vicente de Freitas, que desde 2001 assumiu a liderança da empresa.

Sobre a Prime Polymer
Considerada a 2ª maior empresa mundial do segmento de compostos de polipropileno e a 1ª no setor automotivo, a Prime Polymer chega ao Brasil investindo em tecnologia e conhecimento por meio da Produmaster. Dessa forma, a Produmaster passará a estar entre as maiores empresas do Brasil, garantir contratos com as empresas japonesas instaladas no país, além da possibilidade de negociação com montadoras mundiais a que a Prime já fornece.

Confira mais notícias