SABIC aumenta sua capacidade produtiva dos compostos STAMAX* de PP com fibras de vidro longas na unidade de Genk na Bélgica, para atender à demanda crescente de clientes automotivos

A unidade de negócios Innovative Plastics da SABIC anunciou hoje que está aumentando significativamente a sua capacidade produtiva dos compostos de polipropileno reforçados com fibras de vidro longas (long glass fiber-filled polypropylene - LGFPP) STAMAX* em sua unidade de fabricação de Genk na Bélgica, para atender rapidamente à demanda crescente de clientes automotivos. No mês passado, a empresa colocou em funcionamento uma nova linha de produção - prevista para funcionar no segundo semestre de 2013 - para aumentar ainda mais sua capacidade de abastecimento local com segurança e confiabilidade deste material de alto desempenho da SABIC. Os compostos STAMAX de LGFPP oferece aos clientes uma robusta combinação de propriedades, que permite leveza excepcional e proporciona a possibilidade de aprimoramento no consumo de combustível e na redução das emissões. Este baixo peso permite uma significativa redução na pegada de carbono e no consumo de energia ao longo da vida de um carro ou caminhão, quando comparado com materiais tradicionais. A expansão da capacidade de Genk demonstra o compromisso da SABIC com os clientes automotivos em todo o mundo e a sua necessidade de buscar soluções de alto desempenho mais sustentáveis e ??que permitam a eles projetar e produzir a próxima geração de veículos.

"Quando construímos a instalação de Genk, ela foi proativamente construída por escalonamento para antecipação das necessidades dos clientes no futuro", disse Leon Jacobs, Líder na Europa para Automotivos da Innovative Plastics. "Foram necessários apenas dois anos para que precisássemos antecipar e escalonar esta nova linha de produção avançada para atender a demanda pelos nossos compostos STAMAX que se tornaram o material de escolha para um número crescente de aplicações automotivas. As resinas de composto STAMAX oferece aos clientes um valor excepcional, especialmente no atendimento as exigências de projetos automotivos como tenacidade, redução de custos gerais do sistema e maior apelo a sustentabilidade. Ao fornecer aos nossos clientes a ampliação da capacidade produtiva deste material versátil e de alta qualidade - em combinação com os nossos serviços de desenvolvimento de aplicações de nível mundial – aumentamos também nossa capacidade de ajudá-los a crescer e diferenciarem seus produtos".

Os compostos STAMAX também estão disponíveis para clientes da SABIC de Bay St. Louis, Mississippi, localizada nas Américas, que começou a operar em 2011. Bay St. Louis foi inspirada no projeto e tecnologia da planta de Genk, a maior planta de compostos de PP em área rural já construída na Europa. Genk possui também um Centro de Inovação de Compostos.

Menor consumo de energia e de combustível
As propriedades e o desempenho dos compostos STAMAX dão uma contribuição significativa para a redução do impacto ambiental, especialmente quando comparado com a utilização de outros materiais.

Por exemplo, os compostos STAMAX proporcionam desempenho em termos de rigidez semelhante ao dos sistemas de híbridos de poliamida/aço , porém eliminando a necessidade do reforço das fibras de aço. Como resultado, os compostos STAMAX podem contribuir ainda mais na diminuição do peso do veículo, o que leva a reduções no consumo de combustível e de emissões .

De acordo com o cartão de pontuação de produto sustentável da SABIC, verificada pela GreenOrder, uma empresa líder em consultoria de sustentabilidade, um módulo frontal automotivo fabricado com o composto STAMAX pode resultar em até 44 por cento de redução na pegada de energia quando comparada com a alternativa híbrida de PA/aço , desde a compra do material até o final de vida útil do produto, principalmente como resultado da economia de peso durante a utilização do veículo. A fabricação de 200.000 módulos frontais com a resina STAMAX versus a solução de PA/aço poderia economizar energia suficiente para abastecer 14.900 casas na Europa durante um ano.

A expansão dos compostos STAMAX nas aplicações automotivas
Os compostos de LGFPP STAMAX da SABIC oferecem diversas vantagens sobre outros materiais em aplicações automotivas. Quando comparados ao aço, os compostos da SABIC são mais leves , não corroem e facilitam a integração de peças, o que pode agilizar o processo de montagem de veículos. Este material de alto desempenho da SABIC também possui excelente resistência e estabilidade dimensional, alto fluxo para componentes estruturais de parede finas e liberdade de projeto excepcional. Além disso, os compostos STAMAX proporcionam temperaturas de deflexão térmica elevada, alta rigidez, baixa expansão térmica e baixa deformação.

Estas propriedades estão levando à diversificação das aplicações com os compostos STAMAX. O material - amplamente utilizado em módulos frontais automotivos, módulos de portas e estruturas de assentos - agora está sendo utilizado em estruturas de porta traseira e avançando em aplicações sob o capô onde a temperatura não é tão crítica.
Para obter informações adicionais sobre os compostos LGFPP STAMAX da SABIC, visite www.sabic-ip.com Para consultas técnicas sobre produtos, contate-nos em www.sabic-ip.com/prtechinquiry.

Confira mais notícias