Silicone em parceria com as Olimpíadas

A flexibilidade e a resistência do silicone garantirão sua presença em boa parte das modalidades disputadas nas Olimpíadas de Londres, em julho e agosto. O produto é peça-chave na fabricação de diversos itens esportivos presentes no evento.

Um exemplo é o uso das borrachas de silicone em toucas, óculos e protetores de ouvido para natação, protetores bucais usados em lutas e tênis para diferentes práticas esportivas. No tênis, além da aplicação na borracha, a substância é usada nos amortecedores, garantindo maior segurança para o atleta.

“Propriedades como resistência às variações de temperatura (-65ºC a +200ºC), proteção contra fungos e bactérias e estabilidade química permitem que o produto seja parte importante nos acessórios utilizados no principal evento esportivo mundial”, explica Lucas Freire, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).

A substância também tem participação significativa na infraestrutura dos jogos, uma vez que é aplicada em edificações, como estádios e alojamentos para atletas. Como selante, é utilizada em vedações de esquadrias de portas, janelas e fachadas e em juntas de boxes, de louças sanitárias e de azulejos e pisos. Quanto à função hidrofugante, o silicone é aplicado na proteção de tijolos, concreto, telhas, rejuntes e pedras naturais, impedindo a absorção de água e permitindo a saída de vapores. Como aditivo de tintas, o produto funciona como ligante, reforçando a estrutura molecular entre a tinta e o substrato onde é aplicada, aumentando sua aderência e longevidade, além de agir como antiespumante, evitando a formação de "bolhas" durante a sua aplicação.

Sobre a Comissão
A Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) foi criada em 2000 para difundir conhecimentos sobre os benefícios da tecnologia do produto, promover sua imagem e defender políticas de investimento que incentivem a indústria brasileira. Ela é formada pelas empresas: Dow Corning, Bluestar Silicones e Wacker.

Confira mais notícias