BRASIL RECEBE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE QUÍMICA VERDE

Os maiores cientistas da Química Verde estarão reunidos em Foz do Iguaçu (PR), de 25 a 29 de agosto, para debater o papel da Química na solução das grandes questões globais, e temas ligados a este segmento mais novo da ciência, como processos limpos para a geração de energia, a química a partir de fontes renováveis, educação, engenharia a partir da química verde, entre outros.

Por Química Verde, entende-se a ciência Química que busca integração máxima com a sustentabilidade ambiental, seja por meio da eficiência na utilização de recursos, pela busca por processos e produtos de impactos mais positivos para saúde humana e ambiental.

O evento é a 4ª Conferência Internacional de Química Verde, da União Internacional pra Química Pura e Aplicada (IUPAC), a maior e mais importante entidade internacional de cientistas da química, com parceria da Sociedade Brasileira de Química.

“A realização do evento no Brasil é importante porque reconhece o País como um importante produtor de conhecimentos científicos socioambientalmente sustentáveis, além de possibilitar a integração de pesquisadores dos mais variados setores e locais do planeta para o aprofundamento e enraizamento da Química Verde”, afirma a Profa. Vânia Gomes Zuin, PhD da UFSCar, membro da comissão organizadora do evento, e que conta com a importante presença do Prof. Vitor Ferreira (UFF), presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Estarão presentes o chamado “Pai da Química Verde”, o norte-americano Paul Anastas, PhD, da Universidade de Yale, responsável pelos primeiros resultados em diminuição de toxicidade e aumento da eficiência ecológica em processos químicos, nos anos 90, e Karl Barry Sharpless, Pós-Doutor pela Universidade de Harvard, Prêmio Nobel de Química em 2001, entre outros líderes da comunidade científica brasileira e mundial.

Mais informações no site:
http://www.ufscar.br/icgc4

Confira mais notícias