VALE instala sistema de microgeração solar fotovoltaica em Ipatinga, MG
Estação Ferroviária Vitória - Minas, agora abastecida também por energia solar

A maior mineradora de ferro do mundo, fundada em 1942 no Governo Getúlio Vargas e, conhecida desde 2008 simplesmente como Vale (antiga Vale do Rio Doce) é hoje uma das 40 maiores empresas do mundo, operando nos cinco continentes e em 13 estados brasileiros, empregando mais de 187 mil pessoas e possuindo mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária.

E foi na Estação Ferroviária Intendente Câmara Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), inaugurada em 18 de junho de 1960 no município de Ipatinga (MG) e, que recentemente passou por uma grande reforma, tornando-a uma das maiores e mais modernas de todas, onde realizamos nosso último projeto instalando um sistema de microgeração solar fotovoltaica que transforma o sol em eletricidade para uso no terminal ferroviário, reduzindo o consumo de energia da concessionária local através de uma fonte natural totalmente renovável.

O sistema solar instalado é do tipo Grid Tie (conectado a rede) composto por 32 painéis fotovoltaicos de 225 W cada, modelos MITSUBISHI Premium, com vida útil superior a 35 anos e totalmente livres de manutenção. A potência total instalada do sistema é de 7.2 kW, suficientes para gerar aproximadamente 1.000 kWh por mês de energia. Além dos painéis, o sistema ainda conta com um banco de 24 baterias estacionárias de 220 Ah cada para Backup garantindo segurança e fornecimento contínuo de energia para a estação.

A Vale aposta na energia solar como fonte viável complementar de energia, firmando compromisso com a sustentabilidade e demonstrando preocupação em reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente.

Promete ser o apenas o início de uma grande parceria 100% renovável entre a Vale e a Energia Pura.

 

Confira mais notícias