Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos é a primeira empresa do segmento de plástico a obter o Rótulo Ecológico da ABNT

Ecoplástica Triex® é certificada com selo verde

A Ecoplástica Triex® 20 litros – material fabricado, pela Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A, para o envase de defensivo agrícola e que permite o fechamento do ciclo de vida da embalagem dentro da própria indústria fabricante –, foi certificada com o Selo Verde. A empresa é a primeira do segmento de plástico a obter o Rótulo Ecológico da ABNT.

O rótulo consiste em um procedimento voluntário de certificação do desempenho ambiental de um produto, com objetivo de informar aos consumidores sobre quais são os menos agressivos ao meio ambiente. A certificação que a Ecoplástica Triex® recebeu atesta que ela é mais adequada ao uso e que apresenta menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos comparáveis disponíveis no mercado.

Todo o processo de certificação, que teve duração média de um ano, foi constituído  por auditoria e realização de análises no produto. Foi realizada avaliação do ciclo de vida, processo produtivo, uso de substâncias perigosas, produto final, embalagens de transporte, destinação final, distribuição, atendimento a requisitos legais e utilização de laboratórios de ensaio. Após a obtenção da certificação, serão realizadas, anualmente, auditorias de manutenção e ensaios de acordo com critérios estabelecidos pelo procedimento.

Em seus quatro anos de atividade, a Campo Limpo tem vários resultados positivos para compartilhar. O ciclo de produção é feito de forma que não sejam gerados efluentes do processo. A fábrica, opera de acordo com os conceitos de ecoeficiência, atua como um centro de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à reciclagem – foi construída de forma ambientalmente correta, possui moderna estação de tratamento de efluentes, sistema de reaproveitamento da água da chuva, utilização racional da luz solar e em sua linha de produção adota equipamentos com o selo Carbon Free.

Segundo João Cesar M. Rando, diretor presidente da empresa, a Campo Limpo representa uma experiência única no mundo ao propor a produção de embalagens plásticas rígidas para agrotóxicos a partir da reciclagem e transformação de embalagens vazias do mesmo segmento. “Agora, com o Selo Verde, todo o trabalho realizado na fabrica terá maior visibilidade”, destaca. E ainda completa: “O Rótulo Ecológico ABNT é uma garantia ao mercado de que a Campo Limpo está preocupada com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações. Além disso, ele também pode aumentar as possibilidades de exportação para mercados mais exigentes”.

 

Sobre a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos
Inaugurada em junho de 2008, a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A, empresa idealizada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), e constituída por 31 acionistas, todos fabricantes de defensivos agrícolas, foi criada com o objetivo de fechar o ciclo de gestão das embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo e promover a autosustentabilidade do sistema de destinação dessas embalagens vazias.

A unidade, que está localizada na cidade de Taubaté (SP), possui 189 funcionários diretos e já recebeu investimentos de cerca de R$ 30 milhões. Com capacidade anual para o processamento de 6 mil toneladas de plásticos, a produção é dividida entre resina para fabricação de produtos plásticos e a Ecoplástica Triex®.

Hoje, com carteira mais ampla de clientes de resina pós-consumo (RPC), estrutura que totaliza 12.633,15 m² de área construída, a Campo Limpo cresce de forma sólida e consistente.

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 94 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Confira mais notícias