DuPont alcança índicezero em desperdício
na área de Inovações em Construção
 

A unidade de negócios de Inovação em Construção (Building Innovations)da DuPont alcançou índice zero de envio de resíduos para aterros ao reduzir,reutilizar e reciclar subprodutos e resíduos de manufatura nas plantasde produção em nível global.  Após três anos de esforços concentrados, DuPont Building Innovations se livrou por completo dos aterros, reduzindopara zero o antigo impacto ambiental de 81milhões de quilos de resíduospor ano. Agora, por meio do programa de aterros Drive to Zero, nenhumdos resíduos gerados pela fabricação da superfíciesólida DuPont ™ Corian ®,da superfíciede quartzo DuPont ™ Zodiaq®, dos têxteis geossintéticos e produtos dos sistemasde climatização DuPont ™Tyvek ® é enviado para aterros.

"O programa Drive to Zeroé ótimo para nossos negócios, ótimo para o ambiente e altamente valorizadopor nossos clientes", disse TimothyP. McCann, presidente da DuPontBuilding Innovations.  "Trabalhar com nossos parceiros na cadeiade suprimentos para alcançar a meta de zero foi fundamental para o sucessodos nossos negócios em termos de redução do impacto ambiental. A colaboraçãocom nossos parceiros de negócios nos permitiu ter êxito nesse ambiciosoobjetivo."

Ao eliminar por completo os resíduosenviados para aterros, a DuPont Building Innovations criou um novo padrãode gestão ambiental.  O projeto Drive to Zero também é amploe abrangente. Os subprodutos, as matérias-primas inutilizáveis, restosde construção e até mesmo os resíduos da cafeteria estão dentro do escoponas15 plantas de fabricação e instalações de parceiros do projeto em nívelmundial. Hoje, o material que anteriormente poderia ser destinado a umaterro está sendo reutilizado ou reciclado, incluindo:

- Resíduos de lixas utilizadas na fabricaçãodo Corian® e Zodiaq® são usados como um substituto de preenchimento noconcreto;
- Restos das folhas de Corian® trituradossão usados como conteúdo reciclado em produtos de primeira qualidade. Entreos exemplos, destaque para as superfícies sólidas Terra Collection de Corian®que contêm até 20% de conteúdo reciclado;
- Restos triturados de Corian® são vendidospara uso como pedras de acabamento ou em material de sub-base para estradas; 
- Pedaços do não tecido Tyvek® são recicladose transformados em material de primeira qualidade;
- Paletes utilizados no transporte demateriais são reparados, reutilizados ou transformados em camas para animais;
- Películas de correia transportadorasão derretidas e usadas para produzir adesivos e;
- Resíduos da cafeteria são recicladose podem ser convertidos em energia.

Durante os três anos de desenvolvimentodo projeto, a DuPont fez uso da metodologia Six Sigma, fundamental paraajudar a equipe a mapear todos os fluxos de resíduos envolvidos.  Ouso dessa abordagem permitiu compreender onde e as razões pelas quais osfluxos eram gerados e a quantidade de resíduos produzida por cada um. Oprojeto Drive to Zero é único em sua categoria por também envolveros locais de produção das empresas parceiras da DuPont Building Innovations,um desafio de eliminar todos os resíduos gerados na fabricação de produtosde terceiros e que, até então, eram enviados para aterros.

A DuPont Building Innovations aplicaa ciência para descobrir e desenvolver produtos e serviços inovadores naárea de construção residencial e comercial, ajudando  construtoras,arquitetos, empreiteiras, engenheiros e suas equipes a determinar as melhoressoluções de alto desempenho.  Dos sistemas de climatização Tyvek®às superfícies sólidas DuPont™ Corian®, superfícies de quartzo DuPont™Zodiaq® e muitas outras soluções, DuPont Building Innovations está empenhadaem elevar o desempenho dos sistemas de construção e criar estruturas maissustentáveis.

A DuPont – uma das primeiras empresasa estabelecer publicamente metas ambientais há mais de 20 anos – ampliouo seu compromisso com a sustentabilidade para além da redução interna dosimpactos ambientais, incluindo metas orientadas ao mercado tanto em termosde receita quanto de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. Os objetivosestão diretamente associados ao crescimento dos negócios, especialmenteo desenvolvimento de produtos mais seguros e mais aprimorados do pontode vista ambiental para os principais mercados globais.

A DuPont (NYSE: DD) tem aproximado aciência e a engenharia de classe mundial do mercado global na forma deprodutos materiais e serviços inovadores desde 1802.  A empresa acreditaque, por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes deopinião, pode ajudar a encontrar soluções para os desafios globais, entreeles a oferta suficiente de alimentos saudáveis para pessoas em todos oslugares, a redução da dependência de combustíveis fósseis e a proteçãoda vida e do ambiente.  Para obter mais informações sobre a DuPonte seu compromisso com a inovação inclusiva, visite www.dupont.com

Confira mais notícias