Celstran PP LFT da Ticona, material da cadeira
vencedora de premiação de design

O polipropileno reforçado com fibra longa de vidro Celstran PP LFT, da Ticona, foi utilizado como matéria-prima fundamental para que a cadeira IC01 – Cadeira, do designer brasileiro Guto Índio da Costa, ganhasse em 2010 o Prêmio Salão Design Movelsul e se tornasse um modelo exclusivo.  

A Cadeira IC01, feita em polipropileno reforçado com fibra de vidro (PP), é moldada num processo de uma só etapa. Segundo a Ticona, o material destaca-se pelas boas propriedades mecânicas, alta estabilidade dimensional e ótima qualidade de superfície. Ainda segundo a empresa, embora o projeto tenha apresentado um desafio incomum ao Celstran PP LFT, sua combinação de propriedades fez com que ela fosse considerada superior aos produtos dos concorrentes em termos de opções de design, processabilidade e eficiência em termos de custo, proporcionando excepcional liberdade de design para peças com tão pouco peso.

Pesando apenas 5,5 kg, a cadeira IC01 utilizou um produto reforçado com fibra longa de vidro, em muito menor porcentagem do que os modelos de concorrentes feitos com outros materiais. “Além das vantagens significativas em peso e custo em relação a outros materiais para aplicações similares, o Celstran PP LFT proporciona alta rigidez, resistência, tenacidade e baixa distorção (warpage), ao mesmo tempo em que proporciona liberdade de design, ampla possibilidade de cores e excelente acabamento superficial”, disse Simone Orosco, gerente de desenvolvimento e marketing da Ticona (São Paulo, SP).

O gerente de vendas da Ticona George Dini acrescentou que esses materiais de baixo peso e estáveis têm menor tendência a fluírem, o que aumenta a resistência à pressão e à deformação. Devido à sua alta resistência ao impacto, os danos e quebras durante a embalagem e o transporte e manuseio são reduzidos consideravelmente. Segundo a empresa, devido a essa superior resistência ao impacto mesmo a baixas temperaturas esse tipo de aplicação poderá ser difundido muito fortemente na regiões onde o inverno é muito rigoroso, como América do Norte e Europa. A Ticona acrescentou ainda que as propriedades de destaque incluem excelente resistência à tensão e alongamento, assim como deformação plástica em resposta a sobrecargas, o que evita que a cadeira colapse repentinamente. A diversidade de tonalidades é obtida simplesmente ao se adicionar o masterbatch de cor apropriado durante o processo de moldagem por injeção.

 

Confira mais notícias