Premiações de Inovação no congresso WPC para Evonik, Möller e Werzalit

O Nova-Institut e os patrocinadores Reifenhäuser, Werzalit, STAEDTLER e BASF receberam mais de 300 participantes de 21 países e 30 expositores para a quarta edição na Alemanha do WPC Congress (Congresso de Wood Plastic Composites) que ocorreu em Cologne nos dias 13 e 14 de dezembro de 2011.

De acordo com o Nova, o mercado europeu para Wood Plastic Composites tem crescido a uma taxa anual média de 35% desde 2005. Segundo o instituto, dados os níveis atuais de investimento na expansão da produção e ao interesse crescente por parte do comércio e dos consumidores, a indústria está otimista quanto ao futuro e projeta um crescimento contínuo a taxas de dois dígitos para os próximos anos.

Nova disse que em 2010 por volta de 220 mil toneladas de WPCs foram produzidos e vendidos na Europa, dos quais 50 mil toneladas foram utilizados na indústria automobilística e 167 mil toneladas nos mercados de pisos para terraços, cercas e coberturas. Cada vez mais aplicações em WPC têm sido usadas em mobiliário e escritórios, assim como em utensílios do lar (cutelaria, caixas de descarte para compostagem, escovas de dentes, etc.), assim como para peças técnicas de pequeno porte e esquadrias. As vendas de itens de todos esses produtos em 2010 deve permanecer abaixo das 5 mil toneladas.

Segundo Nova, um crescimento substancial para os próximos anos deve ocorrer em cada mercado nos próximos anos. As aplicações em WPC são usadas predominantemente em aplicações que enfatizam características de produto tais como grande rigidez e baixa contração (comparado a plásticos puros), assim como maior durabilidade e moldabilidade (em relação a produtos puramente de madeira). De acordo com o instituto Nova, dado o aumento dos preços dos plásticos, é apenas questão de tempo (poucos anos) antes que os pellets de WPC sejam mais baratos que os pellets de plástico puro (eles são até o momento de 20 a 30% mais caros), o que irá fazer com que eles conquistem mais mercados de massa.

“O ‘Prêmio de Inovação de WPC’, que é patrocinado pela BASF Color Solution da Alemanha, está em seu terceiro ano de existência, sendo ansiosamente esperado. Nova explicou que o comitê de avaliação do congresso avaliou uma curta lista de seis inovações, que as respectivas firmas apresentaram aos participantes por meio de um breve resumo e outros elementos no hall de exposições. A audiência votou então os favoritos, que foram, na ordem, Evonik, Möller e Werzalit.

O primeiro lugar foi para as indústrias Evonik, pelo seu WPC PLEXIGLAS de PMMA e madeira. Carlo Schütz das indústrias Evonik explicou que, em cooperação com a Reifenhäuser, desenvolveu um wood composites de PMMA que pode ser usado para produzir diretamente perfis extrudados. Segundo a Evonik, o novo material ‘leva os WPCs a um novo nível em termos de resistência ao intemperismo, estabilidade de cor, estabilidade dimensional e resistência técnica’. A Evonik disse que ela não decidiu quanto a começar a produção de deques feitos com PLEXIGLAS ou quanto a fazê-lo por meio de licenciamento.

O segundo lugar foi para a Möller & Co. KG pelo seu perfil de proteção sonora de WPC. Michael Mette de Möller foi classificado em segundo por seu perfil de proteção sonora em WPC. A empresa explicou que o novo produto foi o resultado de projeto conjunto envolvendo a Academia de Mineração de Cracóvia, a Universidade de Bydgoszcz e a Möller-Polska. De acordo com a Möller, os componentes de perfil de WPC são resistentes ao intemperismo e ao sal, sendo que o seu sistema extremamente simplificado de plug-on  permitem a montagem de perfis de até 6 metros on-site. Eles disseram que nessa aplicação é feito bom uso o desempenho em amortecimento interno do material em WPC, combinado com um projeto de superfície desenvolvido que dispersa o som, sendo o sistema de isolamento de ruídos indicado para instalações à prova do som da rua e industriais.

O terceiro lugar foi para a tecnologia de processo Werzalit para revestimento in-mould e moldagem por injeção de partes em WPC. Jörg Golombek, da Werzalit, explicou que a empresa foi satisfeita com o terceiro lugar com o projeto conjunto com a Hummel-Formen, Reholz e o Verein zur Förderung der Kunststofftechnologie, em Paderborn. Golombek explicou que juntos eles desenvolveram uma tecnologia de processo a decoração in-mould num único processo e revestimento interno (backing) de compensado genuíno de madeira. Segundo ele, usando esse método é possível aplicar um compensado genuíno de madeira em contornos drasticamente torcidos em 3D em um único passo. O material em WPC oferece propriedades como baixo encolhimento e entortamento, sendo que a empresa está inteiramente preparada para explorar essas vantagens tecnológicas.

O Nova explicou que o Prêmio de Inovação foi atribuído durante uma cerimônia noturna após um jantar de gala. Werner Tschersich, diretor gerente da BASF Color Solutions GmbH, mostrou seu entusiasmo durante a cerimônia de entrega de troféus. “Nós estamos muito honrados de patrocinar o Prêmio de Inovação deste ano. Nós estamos fortemente envolvidos nos WPCs e estamos muito satisfeitos de contribuir para este congresso”.
Confira mais notícias