Fibra de polipropileno ajuda a reduzir calor em edifícios

Material testado em Caxias do Sul diminui temperatura em até 51%

Construtoras gaúchas comemoram o sucesso dos primeiros testes com a fibra de polipropileno Thinfiber® para melhorar o isolamento térmico e acústico dentro de edifícios. Produzida pela Union Fibras, a manta está sendo testada pela Edificare em um empreendimento no Bairro Jardim do Shopping, em Caxias do Sul. Os primeiros resultados mostram que as coberturas isoladas com o material permanecem com temperaturas próximas dos 23°C durante o dia, enquanto que os ambientes sem o produto alcançam temperaturas de até 45°C nos mesmos horários.
Para o diretor da Edificare, Ademir Pelizzari, o produto vem suprir uma necessidade do setor. “Nos ambientes onde usamos a fibra comum, apareceram fissuras no terraço, provocadas pelo aumento abrupto da temperatura. Com a Thinfiber® estas fissuras simplesmente não ocorrem”, empolga-se o empresário.
Alguns ensaios, tendo como base as normas NBR 15575-3, ISO 140-7, ISO 717-2 e ISO 10052,foram realizados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e os resultados obtidos classificam a Thinfiber como um material de nível de desempenho em escala S – superior.

Sobre a Union Fibras

Fundada em outubro deste ano, a Union Fibras, de Caxias do Sul (RS), começou a produzir tecnologias antes só fabricadas no exterior. A empresa atende demandas nos setores aeroespacial, automobilístico, naval, petrolífero, ambiental, de vestuário, de calçados e construção civil.Em parceria com a NHT Engenharia, de São Paulo, que testa seus produtos voltados para o setor automobilístico, a Union Fibras oferece um atendimento personalizado no desenvolvimento de projetos.
Confira mais notícias