Fiat acelera busca por materiais mais leves

Montadora apresentará novos materiais utilizados na indústria automobilística durante 67º Congresso da ABM

A adoção de novos materiais na produção de automóveis é uma prioridade para as montadoras, que desejam produzir veículos mais leves. Com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e aumentar a segurança nos veículos, as fabricantes de carros que atuam no Brasil estão procurando materiais cada vez mais competitivos, em linha com uma tendência mundial da indústria automotiva. Esta preocupação tem estimulado a inovação em toda a cadeia produtiva.

O assunto será foco de debate durante o Painel “Contribuição de novos materiais para a competitividade da indústria automobilística”, no dia 2 de agosto. O evento faz parte do 67º Congresso ABM Internacional, que vai de 31 de julho a 3 de agosto, no Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). O congresso é conhecido como o maior fórum de debate e relacionamento do setor minero-metalmecânico da América Latina.

Uma das empresas à frente deste movimento é a Fiat, que participará do painel. Segundo o Diretor de Plataforma da Engenharia Powertrain Latam da Fiat Automóveis, João Irineu Medeiros, a nova indústria automobilística que surge após a crise financeira global é marcada por alto grau de competição e tem projetos com base em materiais mais eficientes, econômicos e de alto desempenho. “O futuro prevê novas tecnologias que demandam novos materiais”, afirma.

A palestra de Medeiros vai abordar os novos materiais utilizados na indústria automobilística, mais detalhadamente na área de sistemas de propulsão (motores e transmissões). O painel tecnológico contará ainda com a presença do Gerente de Desenvolvimento de Produtos da CSN, José Eduardo Ribeiro de Carvalho. Segundo ele, a siderúrgica tem trabalhado em conjunto com as montadoras na busca por redução de peso, custo e consequente aumento de competitividade, tanto para a montadora quanto para o fornecedor de aço.

Durante o evento, Carvalho mostrará exemplos de desenvolvimento de novas aplicações do aço  que tem sido realizados com parceria de seus clientes. “São projetos de caráter inovador, que geram redução de custos, simplificação da cadeia  produtiva e diminuição de impactos ambientais.”

O setor de alumínio será representado pelo Diretor Técnico da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Ayrton Filleti. Segundo ele, a preocupação com a emissão de poluentes está motivando a indústria automotiva a melhorar a eficiência de combustíveis, e uma das formas de obter este resultado é tornar os veículos mais leves. O uso mais intensivo do alumínio é um dos caminhos para isso, embora o uso do material no Brasil ainda seja pouco difundido em comparação com países da Europa e os Estados Unidos. 

O diretor da IHS Automotive, Paulo Roberto Cardamone, também participará do encontro, assim como Carl Dieter Wuppermann, consultor técnico-científico da CDWuppermann Innovaton & Strategy (CDWIS) e presidente especialista da comissão de acompanhamento e avaliação do programa da União Européia RFCS (Fundo de Investigação do Carvão e do Aço).

O painel será coordenado por Carlos Alberto Briganti, diretor-executivo para a América do Sul da Power Systems Research. “O Brasil precisa competir mais internacionalmente e, frente aos desafios que surgirão, estes especialistas trarão as novidades que já estão sendo desenvolvidas e pesquisadas”, adianta Briganti.
Inscrições e detalhes da programação do 67º Congresso ABM Internacional no endereço:
http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2012/informacoes-gerais.asp  

SERVIÇO
67º Congresso ABM Internacional
Local: Royal Tulip Rio de Janeiro (antigo Hotel Intercontinental), São Conrado, Rio de Janeiro
Data: 31 de julho a 3 de agosto de 2012
Promoção: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

Confira mais notícias