SABIC apresenta na MD&M Brazil soluções em materiais de alto desempenho que atendem as principais tendências da indústria de produtos médicos e hospitalares

As principais tendências da indústria de produtos médicos e hospitalares, tais como aprimoramento da segurança do paciente e a criação de dispositivos menores e mais acessíveis, estão recebendo forte apoio da unidade de negócios Innovative Plastics da SABIC que destaca na MD&M Brazil 2012 (estande No. 709) um conjunto de resinas termoplásticas avançadas de seu amplo portfólio de produtos. Entre as aplicações em destaque que promovem a segurança do paciente está o colimador de raios-X da GE Healthcare, que usa o composto LNP* Thermocomp* HSG da SABIC para blindagem contra radiação substituindo o uso do chumbo, um metal pesado que continua apresentando desafios na manipulação e descarte para os fabricantes. O dispositivo portátil para exame de mama Breastlight da PWB Health Ltd., também em exposição, usa a resina de policarbonato/acrilonitrila-butadieno-estireno (PC / ABS) Cycoloy* da SABIC para facilitar a utilização doméstica e permitir que a área da saúde avance na portabilidade de dispositivos médicos. A orientação contínua da SABIC em aprimorar seu suporte no desenvolvimento de tecnologias de materiais e de aplicações, combinada com o suprimento local, está ajudando os clientes da América do Sul a diferenciarem seus produtos e a atenderem as exigências decorrentes da rápida evolução do setor na região.

"Temos o prazer de demonstrar o nosso compromisso com clientes da América do Sul e em especial com o crescimento da indústria médica e hospitalar do Brasil através da participação na primeira exposição da MD&M na região", disse Ricardo Knecht, gerente geral da unidade Innovative Plastics na América do Sul. “A presença global da SABIC e seu foco no atendimento as necessidades específicas de seus clientes da área da saúde, trazem aos clientes da América do Sul os benefícios de estarem em contato com uma empresa que oferece localmente recursos, inovações em materiais e desenvolvimento de aplicações de nível mundial. Os OEMs do setor médico e odontológico podem tirar proveito da nossa capacidade de suprimento de materiais e serviços, nos permitindo ajudá-los a colocar seus produtos no mercado mais rapidamente e com custos mais competitivos".

Para fortalecer a presença local da SABIC as unidades de fabricação de Campinas-SP (Brasil) e Tortuguitas (Argentina) foram homologadas para produzir materiais que estejam em conformidade com as determinações da U.S. Food and Drug Administration (FDA) e com a ISO 10993, para materiais que precisem ter contato com alimentos e biocompatibilidade, respectivamente. Estas certificações podem ajudar os clientes da América do Sul a reduzirem prazos, custos de estocagem, aumentarem sua flexibilidade na compra de materiais e suportarem o aumento do consumo de produtos na área da saúde previstos para o Brasil, com taxas anuais de crescimento estimadas em 4,5 por cento entre 2011 e 2014. 1

 

Materiais inovadores focados na segurança

O aprimoramento da segurança dos pacientes é um dos principais problemas nos cuidados com a saúde atualmente. A substituição de materiais tradicionais por termoplásticos de alto desempenho pode permitir melhorias na segurança, aspectos ergonômicos e facilitar a sua utilização. A SABIC possui uma série de aplicações médicas e odontológicas que mostram de diversas maneiras como seus materiais podem contribuir para atender a estas necessidades. Abaixo seguem alguns exemplos de aplicações em exposição na MD&M Brazil 2012:

·         Dispositivo para dosagem de medicamentos fabricado com o composto de LNP Stat-Loy* possui propriedades anti-estáticas permanentes para evitar que a medicação fique aderida nas paredes do dispositivo e resulte em dosagens inconsistentes. O material da SABIC substituiu o policarbonato convencional aprimorando o desempenho do dispositivo na dosagem dos medicamentos.

·         Para evitar o uso de chumbo em seu colimador de raios-X, a GE Healthcare passou a usar o composto de LNP Thermocomp HSG (composto com alta gravidade específica) da SABIC, pois este proporciona excelente propriedade de blindagem. Este composto especial também oferece maior liberdade de projeto quando comparado ao chumbo uma vez que pode ser processado por injeção, reduzindo o tempo e o custo gastos com operações secundárias, tais como usinagem e adição de insertos.

·         A Sartori Instrumentos, Implantes e Fixadores optou pela solução da SABIC ao substituir o tradicional metal utilizado em seus estojos de esterilização para implantes cirúrgicos. Usando a resina de polieterimida (PEI) Ultem*, a empresa projetou o dispositivo com uma tampa translúcida que permite aos clínicos verificarem o conteúdo dos estojos de esterilização sem a necessidade de abrir os mesmos, reduzindo dessa forma, a possível introdução de contaminantes. A liberdade de projeto também ampliada com a substituição do metal pelo material termoplástico, permitindo à Sartori minimizar a presença de cantos agudos (cantos “vivos”) e outras condições que pudessem dificultar os processos de limpeza e eliminação de bactérias.

Os termoplásticos permitem a portabilidade, facilitam o uso e tornam os produtos mais atrativos

Para acompanhar e suportar as tendências nos cuidados ambulatoriais e domiciliares, os dispositivos médicos estão se tornando cada vez menores e esteticamente mais atraentes para os usuários. Os materiais da SABIC estão alinhados com estas tendências e estão contribuindo de forma importante para o aumento da liberdade de design, redução de peso e desenvolvimento de produtos com novas cores e efeitos estéticos.

·         O dispositivo de diagnóstico por imagem Doppler Transcraniano (Transcranial Doppler - TCD) Neurovision™ 500P da Multigon Industries, Inc., apresenta uma nova maneira de detectar lesões cerebrais. Para fornecer a blindagem necessária contra interferência eletromagnética e radiofrequência, a empresa escolheu o composto de LNP Faradex* da SABIC, um material com base em policarbonato reforçado com fibras de aço inoxidável para a fabricação do alojamento do dispositivo. O material minimiza o peso e melhora a portabilidade.
·         Para criar o dispositivo Breastlight para autoexame de mama, a PWB Health Ltd., da Escócia, selecionou a resina de PC/ABS HC da Cycoloy da SABIC para os componentes do alojamento do dispositivo. A resina Cycoloy oferece alto fluxo para moldagem de paredes finas reduzindo o peso dos dispositivos portáteis. Além disso, este grade é avaliado como biocompatível de acordo com a norma ISO 10993.

 

·         A Indusbello selecionou a resina de Ultem da SABIC para uso em seus estojos de esterilização de instrumentos médicos e odontológicos. Em comparação ao metal, a resina Ultem proporciona flexibilidade de projeto, transparência, superior manutenção da qualidade estética e maior produtividade através da moldagem por injeção. Além disso, a SABIC oferece versões em cores personalizadas para esta aplicação através dos compostos LNP Colorcomp*, ampliando ainda mais a liberdade dos projetistas.

·         Para aprimorar seu novo consultório odontológico, a Gnatus substituiu a poliamida pela resina de politereftalato de butileno (PBT) Valox* nos articuladores. A resina Valox propiciou resistência química excepcional, que ajuda a manter a aparência ao longo do tempo, e cor personalizada que permitiu a obtenção de características estéticas superiores. 

A política de produtos médicos e hospitalares acelera o desenvolvimento de dispositivos inovadores

A SABIC criou uma abrangente política de produtos para aplicações de cuidados com a saúde, que inclui mais de 50 materiais de alta tecnologia projetados com o objetivo de apoiar os OEMs no atendimento e conformidade regulatória de suas aplicações. A política proporciona aos OEMs a confiança de que os materiais da SABIC atendem às normas globais de segurança, são pré-avaliados quanto à biocompatibilidade e oferecem formulação consistente. Isso contribui para aprovações mais rápidas de mercado e para a comercialização bem sucedida de uma série de dispositivos médicos.

Por exemplo, a Biorep® Technologies foi capaz de apresentar ao mercado um tratamento para diabetes diferenciado de forma rápida e eficiente através da seleção da resina de Ultem HU do portfólio de produtos para cuidados com a saúde da SABIC. A Ricordi® Chamber (Câmara Ricordi®) isola e purifica células do pâncreas para transplantes em pacientes cujos casos não podem ser controlados com injeções de insulina (diabetes tipo 1). Ela é usada para quebrar mecanicamente e quimicamente o pâncreas e isolar estas células. A Ricordi Chamber foi fabricada originalmente sob medida em aço inoxidável, sendo naquele formato muito pesada para ser agitada durante o processo de isolamento das células (processo com duração de 30-45 minutos) e impedia os médicos de visualmente avaliar o progresso. A resina Ultem HU moldada por injeção oferece menor peso, versões translúcidas, capacidade de esterilização em autoclave e aumento da produtividade.

Outro exemplo de benefício proporcionado pela política de produtos para cuidados com a saúde da SABIC é o oxigenador de membrana da Braile Biomédica. A empresa buscava aperfeiçoar sua produção e reduzir as perdas por quebra dos dispositivos. Ao usar a resina de policarbonato Lexan biocompatível, de alta resistência ao impacto e transparente para substituir o acrílico, a Braile Biomédica reduziu as perdas durante o processamento e o tempo de cura no processo de adesão de 12 horas para aproximadamente um minuto.

A política de produtos para cuidados com a saúde da SABIC oferece:
•          Facilidade de identificação dos produtos (resinas da série "H" ou "PCG")
•          Avaliação da biocompatibilidade em acordo com a ISO 10993 ou Classe VI da USP
•          Conformidade para aplicações que requerem o contato com alimentos para a maioria dos produtos médicos e hospitalares
•          Listagem no arquivo principal da FDA e/ou no arquivo principal de dispositivos (carta de autorização pode ser enviada se necessário)
•          "Bloqueio de fórmula" e gerenciamento rigoroso do processo de mudança

Confira mais notícias