SABIC anuncia expansão de seu portfólio com o lançamento de três novos grades de filmes Lexan* para produtos eletrônicos e automotivos

A unidade de negócios Innovative Plastics da SABIC anunciou na Chinaplas 2012 (estande No. N2H41) uma grande expansão de seu portfólio de filmes de policarbonato (PC) Lexan* na indústria:  três novos grades de engenharia de filmes de PC Lexan para ajudar os clientes dos setores de eletrônicos e automotivo a atenderem à crescente demanda por redução de custos, maior flexibilidade de projeto, alto desempenho e conformidade para com as regulamentações ambientais globais. Os novos grades - filmes Lexan HP92TTY, Lexan 6060 e Lexan OQ8DA - possuem excelente qualidade óptica e funcionalidades especializadas para sobreposições de decoração em molde (in-mold Decoration - IMD) em eletrônicos e aplicações automotivas. Essas novas adições ao seu portfólio de produtos Lexan também demonstram o investimento contínuo da SABIC em tecnologias de classe mundial e destacam o compromisso inabalável da empresa para com as exigências técnicas, necessidades de desenvolvimento de aplicações e objetivos de negócio de clientes e transformadores globais.

"Agora, com a introdução dos três novos grades de filmes Lexan, nossos clientes têm uma gama muito maior de materiais disponíveis para atender suas necessidades específicas, como maior desempenho, custo aprimorado e sustentabilidade", disse Lennard Markestein, diretor de portfólio de filme global e para o norte da Ásia da Innovative Plastics. "Estes novos materiais também ilustram o sólido compromisso da SABIC em ajudar no crescimento e sucesso de seus clientes da Ásia e de todo o mundo. A SABIC apoia ativamente os seus clientes asiáticos com uma equipe local dedicada, com apoio completo na cadeia de suprimentos e uma organização de distribuição eficiente para assegurar uma fonte estável e confiável de nossos filmes".

Os novos filmes altamente funcionais proporcionam maior liberdade de projeto

Os três novos filmes Lexan altamente funcionais permitem novas opções de projeto para sobreposições e lentes no processo IMD, e são adequados para gravação e impressão. O filme revestido HP92TTY Lexan proporciona resistência química e à abrasão, pode ser gravado e não exige nenhuma etapa pós-cura. As aplicações alvo são as sobreposições em processos  IMD para eletrônicos e peças automotivas. O filme 6060 Lexan para sobreposições em processos IMD em peças tridimensionais permite impressão e proporciona alto brilho, transmissão de luz e possui aumento da dureza superficial. As aplicações incluem alojamentos para eletrônicos portáteis. O filme de cobertura duplamente revestido OQ8DA Lexan proporciona desempenho a impacto excelente e pode ser impresso. Ele pode ser usado para lentes e teclados de dispositivos eletrônicos.

Produtos com retardância a chama para aplicações de isolamento elétrico

Além das novas classes, a SABIC está expondo o seu portfólio de filmes não-halogenados (EFR) Lexan que está em conformidade com a norma UL. Estes filmes translúcidos ou opacos ambientalmente responsáveis possuem desempenho de retardância a chama, sem bromo e cloro, em várias espessuras, o que permite aos OEMs de elétricos e eletrônicos atenderem e superarem as atuais diretivas ambientais de eliminação voluntária de aditivos halogenados em seus produtos e atenderem as exigências da norma Europeia RoHs (Restrição de Substâncias Perigosas - Restriction of Hazardous substances) e da norma WEEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos - Waste Electrical and Electronic Equipment) de 2006.

Outro destaque da empresa é o filme EFR735 Noryl* com retardância a chama não-halogenada, que está em conformidade com a norma UL94 em nível V-0. Este produto pode ser utilizado na fabricação de chapas para painéis fotovoltaicos através da substituição do filme de tereftalato de polietileno (polyethylene terephthalate - PET), pois fornece estabilidade de hidrólise superior, boa laminação e propriedades de aderência. Adicionalmente, este produto pode ser usado no isolamento do espaçador de bateria de veículos híbridos e elétricos, pois possui excelente resistência química a soluções de eletrólitos corrosivos na caixa da bateria.

Maior produtividade com maior vida útil para os cartões de identificação

A SABIC também apresentará duas tecnologias de filme Lexan recentemente lançados para a fabricação de cartões de identificação (ID). Devido ao aumento do número de camadas mais finas e de recursos de segurança para combater fraudes e furtos de cartões de identidade, os processos de fabricação destes cartões ficaram mais complexos criando uma demanda por tecnologias que auxiliem estes processos . O filme coextrudado Lexan SDCX combina uma camada opaca branca ou transparente de Lexan no núcleo com uma camada de cobertura cristalina gravável por laser para evitar os desafios de lidar com diferentes camadas de filme fino. O filme com revestimento rígido Lexan SC92E para sobreposições no cartão supera o filme de PC convencional em termos de durabilidade, inclusive em resistência a abrasão e química, o que ajuda a prolongar a vida útil e a reduzir o consumo de recursos.

Ativando as tecnologias avançadas de iluminação e de tela por LED

A SABIC oferece uma grande variedade de filmes Illuminex* Lexan com texturização de superfície para lentes e prismas. Os filmes difusores proporcionam excelente poder de cobertura, boa transmissão de luz e luminosidade, que podem ser usadas em telas de cristal líquido (liquid crystal displays - LCD); dispositivos portáteis tais como smartphones e tablets; mostradores automotivos por LED; painéis de HVAC; e aplicações de iluminação por LED.

Os filmes Lexan estão disponíveis em monocamadas de espessuras de até 500 µm e proporcionam excelente qualidade óptica e boa estabilidade dimensional em temperaturas elevadas. Vários grades são adequados para a impressão e podem ser adequados a formatos em 3D. Os filmes Lexan com texturas de superfície oferecem uma proposição de valor e de custo vantajosa pois usam um processo de fabricação por extrusão de fase única com a resina de PC. Isto, em combinação com uma densidade mais reduzida do filme Lexan (da ordem de 15 por cento em relação ao PET) e com a capacidade de reciclagem, pode proporcionar significativas economias de custo quando comparado com materiais alternativos ao PET.

Investimento em capacidades globais e locais

A SABIC oferece capacidades de extrusão mono e multicamada e de laminação em linha. Através de sua distribuição e de parceiros transformadores, a empresa também oferece serviços de laminação e corte sob medida. As instalações de desenvolvimento de aplicações da SABIC fornecem serviços de laminação, dobra, perfuração, serigrafia, marcação a laser e de modelagem 3D para os clientes.

Para demonstrar mais claramente seu compromisso com os mercados asiáticos, a SABIC também expandiu recentemente a produção de filmes de qualidade óptica Lexan em sua instalação em Nansha, China, com uma linha de extrusão avançada. Capacidades subsequentes e adições de capacidade na Ásia estão planejadas para o período 2012-2015.

Para obter informações adicionais sobre as soluções de filme Lexan da SABIC, visite www.sabic-ip.com. Para obter informações técnicas sobre os produtos, visite www.sabic-ip.com/prtechinquiry

Confira mais notícias