UFSCar concede título de Doutor Honoris Causa
ao professor Sérgio Mascarenhas
Homenageado foi um dos grandes responsáveis pela criação da Universidade e do curso de Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina

O Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reunido no dia 13 de abril, aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Sérgio Mascarenhas, professor titular aposentado da USP, coordenador de projetos do Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (também vinculado à USP) e Presidente Honorário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), dentre outras atribuições. A concessão do título foi proposta ao ConsUni pelo Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), a partir de indicação da Associação de Ex-alunos de Engenharia de Materiais da UFSCar (DEMaEx). Mascarenhas foi um dos grandes responsáveis pela implantação na UFSCar, em 1970, do curso de graduação em Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina.

"O título de Doutor Honoris Causa é uma homenagem prestada pela Instituição em reconhecimento a personalidades que tenham se distinguido pela atuação em prol do conhecimento e do progresso da Universidade, da região e do País. No caso do professor Sérgio Mascarenhas, quem é honrada pela concessão do título é a própria UFSCar, por poder homenagear alguém que, além da contribuição fundamental à fundação e ao desenvolvimento da própria Instituição, é modelo de competência, compromisso social e, especialmente, pioneirismo e visão de futuro desde sempre", afirma o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.

Além de sua contribuição à fundação da UFSCar e à criação do curso de Engenharia de Materiais, Mascarenhas foi fundador do Instituto de Física e Química de São Carlos (vinculado à USP), do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Instrumentação Agropecuária (unidade da Embrapa), dentre outras instituições com papel central no desenvolvimento da Educação e da Ciência e Tecnologia brasileiras. Já recebeu inúmeras distinções nacionais e internacionais em reconhecimento ao seu trabalho e à sua trajetória e foi responsável pela formação de "gerações de educadores e de cientistas", como destaca o documento encaminhado ao ConsUni pelo DEMa. "Como chefe de departamento, fui responsável por levar a proposta de concessão do título ao Conselho do DEMa, ao Conselho do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia e ao ConsUni. O curioso é que não foi necessário justificar as razões da proposta, sua figura fala por si, todos já conhecem suas contribuições para a Engenharia de Materiais, a UFSCar, a USP e a Embrapa", conta Pedro Augusto de Paula Nascente, Chefe do DEMa. "Nas comemorações dos 40 anos do curso de Engenharia de Materiais, em 2010, a DEMaEx homenageou o professor Mascarenhas, por ter sido o mentor e ter contribuído imensamente com o curso. Dessa homenagem partiu a ideia de propor a concessão do título de Doutor Honoris Causa, para consagrar tudo o que o professor fez pela Engenharia de Materiais e pela Universidade como um todo", relata Elias Hage Junior, docente da UFSCar e atual Presidente da Associação de Ex-alunos de Engenharia de Materiais da UFSCar.

 

Confira mais notícias