BASF adquire o negócio de polímeros de poliamida da Mazzaferro.
Produção local de poliamida 6 e compostos no Brasil

A BASF anuncia hoje que adquiriu o negócio de polímeros de poliamida (PA) do Grupo Mazzaferro no Brasil. Com isso, a BASF está fortalecendo ainda mais sua posição no mercado de plásticos de engenharia e polímeros de poliamida na América do Sul. Faz parte do acordo não divulgar detalhes financeiros da transação.

A aquisição inclui uma unidade administrativa e produtiva em São Bernardo do Campo, SP, com produção local da linha de PA6, bem como compostos de plásticos de engenharia. A fábrica de polimerização tem capacidade produtiva de aproximadamente 20.000 toneladas métricas por ano. Cerca de 100 colaboradores serão transferidos para a BASF.

Os negócios de monofilamentos, equipamentos para pesca e utilidades domésticas da Mazzaferro não fazem parte da transação e terão continuidade nas unidades produtivas de Diadema e São Paulo. A transação ainda está sujeita à aprovação das autoridades brasileiras.

Fortalecendo o crescimento no mercado sulamericano
A BASF integrará o negócio adquirido ao seu já existente portifólio de plásticos de engenharia e polímeros de poliamida. “A aquisição é parte da estratégia da BASF de fortalecer sua posição nos países emergentes. Para nossa Divisão, iremos aumentar nossa presença produtiva com mais proximidade para nossos clientes”, explica Wolfgang Hapke, Presidente global da divisão de Polímeros de Performance da BASF SE. “A demanda por poliamida na indústria automotiva e de extrusão crescerá fortemente, em especial no Brasil. A nova fábrica contribuirá para que façamos parte desse crescimento, suprindo nossos clientes da América do Sul de forma mais rápida e flexível, com produtos locais”.
“Estamos orgulhosos de estarmos no Brasil há mais de 100 anos. Com esta aquisição, que é a primeira realizada regionalmente pela América do Sul, a BASF reforça seu compromisso com o mercado brasileiro. Além disso, reafirma sua posição como parceira confiável e inovadora para os clientes de poliamida”, acrescenta Alfred Hackenberger, Presidente da BASF para a América do Sul.

Plásticos de engenharia na BASF
O portifólio de plásticos de engenharia da BASF compreende Ultramid® (PA), Ultradur® (PBT), Ultraform® (POM) e Ultrason® (PSU, PESU, PPSU). O plásticos de engenharia Ultramid é um composto de poliamida, derivado da poliamida básica. Os produtos são principalmente utilizados para aplicações elétricas e automotivas, bem como em outras indústrias.

Poliamidas para extrusão na BASF
Com mais de 60 anos de experiência, atualmente a BASF é a produtora líder de poliamida no mundo. O polímero de extrusão Ultramid® baseado em PA6, PA6.6 e PA 6/6.6 é fornecido para mercados como embalagem, pesca, bem como para revestimentos de fios e cabos.

Fonte:  BASF/ Blog do Plástico

Confira mais notícias