ADIRPLAST ALERTA PARA O PERIGO DA DESINDUS
TRIALIZAÇÃO DO SETOR DE PLÁSTICOS NO BRASIL

Números da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) apontam
que queda de produção em 2012 será de 2%; entidades promovem
manifestação no próximo dia 04 de abril

A Adirplast (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas e Bobinas Plásticas de BOPP e BOPET) está preocupada com a crescente onda de importação de produtos plásticos no país. Segundo dados Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), em 2011 houve uma queda de 1,5% da produção física do setor. Isso mostra um encolhimento das 6 milhões de toneladas produzidas em 2010 para 5,9 milhões no ano passado.

Em manifesto divulgado no site da Abiblast, que reúne mais de 11.500 empresas transformadoras de plástico, os juros altos, o câmbio valorizado e a guerra fiscal, entre outros fatores, favorecem as importações: “Como consequência, o crescimento total da economia deverá ficar abaixo de 3%, após crescimento de 7,5% em 2010. Esses dados revelam o descompasso entre as ações promovidas pelo governo, e a realidade da indústria que demanda medidas emergenciais e efetivas”.

Ainda de acordo com o documento, a desindustrialização vem se intensificando no país desde 2008: “Em 1985, a indústria de transformação representou 27% do PIB, em 2011 deve ter chegado a menos de 16% e mantida a atual situação, chegaremos ao fim de 2012 com menos de 15%. O declínio da indústria coloca o país numa situação perigosa e vulnerável, com dificuldade de gerar empregos de qualidade e salários decentes para as presentes gerações e para as vindouras. Não se pode ignorar o impacto futuro que a redução da atividade da indústria brasileira, e da capacidade de consumo dos trabalhadores afetados, poderá ter sobre a expansão sustentável do emprego no comércio e serviços”.

O manifesto conta com total apoio da Adirplast e as assinaturas de entidades como: Abiplast, Fiesp/Ciesp, Força Sindical, UGT, CTB, CGTB, CNM/CUT, Sindicato Metalúrgicos de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sinafer, Simefre, Sinditextil/Abit, Abinee, Abimaq, Abiquim, Abipeças, Sicetel, Fiep e Fiemg.

Redução da taxa básica de juros e do spread, além da adoção de medidas urgentes para atenuar a sobrevalorização cambial e para acabar com os incentivos fiscais às importações, são algumas das medidas cobradas por essas associações, que vão promover no dia 04 de abril, em frente à Assembléia Legislativa de São Paulo, a partir das 10h, o movimento Grito de Alerta.

Para Larcio Gonçalves, presidente da Adirplast, a valorização da indústria é vital para qualquer país que almeja o desenvolvimento. “Os transformadores associadas à Abiplast são responsáveis pela geração de mais de 300 mil empregos”.

Confira mais notícias