BASF conclui projeto-piloto com sacosde lixo compostáveis em Berlim

A BASF, ao lado da empresa municipal de gestãode resíduos, Berliner Stadtreinigung (BSR), concluiu com sucesso o projeto-piloto envolvendo o uso da sacos de lixo feitos com o plástico biodegradável ecompostável Ecovio® FS. Em setembro de 2011, mais de 21 mil famílias dos distritos alemães de Prenzlauer Berg e Hellersdorf receberam dez sacos para descarte de resíduos orgânicos cada uma. Além disso, a 3700 família sem Hellersdorf foi dado um recipiente de pré-triagem para a cozinha a fim de facilitar o recolhimento de resíduos orgânicos.

Aproximadamente 80% dos moradores ouvidosnas pesquisas estavam satisfeitos com os sacos para a coleta de lixo orgânico.A incidência de descartes incorretos, isto é, o número de sacolas convencionais(não-biodegradáveis) depositadas em lixos orgânicos, caiu drasticamenteno decorrer do projeto. Em Prenzlauer Berg, o descarte incorreto caiu 37%,enquanto em Hellersdorf caiu até 67%. A quantidade de lixo orgânico coletadodurante a iniciativa aumentou cerca de 10% no quarto trimestre de 2011.Esse aumento contraria a tendência sazonal normal: durante o mesmo período,a quantidade de resíduos orgânicos em outros bairros de Berlim caiu em20%.

Cada família participante recebeu gratuitamenteos sacos para descarte de resíduos orgânicos feitos de Ecovio® acompanhadosde um material informativo. Os moradores foram convidados a utilizar ossacos para recolher o lixo orgânico durante os três meses seguintes.

Resultados do projeto piloto: melhoriasem higiene por meio da coleta de resíduos orgânicos
De acordo com um estudo realizado pela Universidadede Mannheim, que já havia realizado a análise de um projeto anterior, quase80% dos residentes em ambos os distritos de Berlim estavam satisfeitosou muito satisfeitos com os novos sacos biodegradáveis. Anteriormente,quase 30% dos entrevistados não tinham o lixo orgânico regularmente separadopor causa dos contentores sujos de coleta, enquanto 23% não o tinham feitopor causa do odor desagradável.

Graças aos sacos feitos de Ecovio®, o descartede lixo biodegradável é mais simples e higiênico. Os sacos não só inibemodores e impedem a entrada de insetos, mas também dispensam a tarefa delavar e limpar o recipiente no qual o lixo orgânico é recolhido. Os sacosde ​​Ecovio® permitem a entrada do ar e possibilitam que os resíduosorgânicos exalem menos odores se comparados aos sacos convencionais. Consequentemente,os sacos de Ecovio® são mais fáceis de manusear, uma vez que eles não têmde ser levadas para fora da cozinha todos os dias. Os sacos são predominantementede base biológica e cumprem a norma europeia EN 13432 para plásticos compostáveis​​.De acordo com a alteração dos regulamentos alemães de resíduos orgânicosno final de 2011, os sacos podem ser usados ​​para recolher os resíduosorgânicos

"Para nós, era fundamental que os moradoresaceitassem os sacos, que diminuem o descarte incorreto e facilitam a coletade lixo orgânico. Um nível mais elevado de aceitação do recolhimento deresíduos orgânicos também contribui para aumentar o volume de resíduosseparados. A partir de 2013, nossa planta de fermentação vai produzir biogáspara abastecer nossos caminhões de lixo. Os resíduos de fermentação, portanto,serão transformados em adubo", explica Frieder Soling da BerlinerStadtreinigung (BSR).

O escritório de engenharia Kanthak &Adam, empresa de consultoria para projetos envolvendo a gestão de resíduosem Berlim, voltou a atenção para a qualidade do lixo orgânico e do adubo,traçando um balanço positivo. "Depois de dois terços do tempo usualde compostagem, os sacos feitos de Ecovio FS tinham se degradado na unidadede compostagem e não afetaram a qualidade do composto", afirma ManfredKanthak do Kanthak & Adam.

Plásticos biodegradáveis: Ecovio® e Ecoflex®
O plástico biodegradável Ecovio® FS é umnovo desenvolvimento da BASF. Este material é feito do plástico parcialmentebio-base (poliéster) Ecoflex® FS e PLA (ácido poliláctico), que é obtidoa partir de amido de milho por meio de fermentação. Graças a esta combinação,os sacos usados ​​no projeto piloto de Berlim são predominantementeconstituídos por matérias-primas renováveis​​. Como os resíduos biodegradáveis​​em si, Ecovio® é decomposto por microorganismos com o auxílio deenzimas. Este processo de degradação depende apenas da estrutura das moléculas,e não da origem das matérias-primas. No final do processo de compostagem,os microorganismos transformam os sacos em água, biomassa e dióxido decarbono.

Confira mais notícias