DuPont apresenta nova solução para o desenvolvimento de
tubos de freio a ar para caminhões

O produto é uma alternativa à poliamida 12, matéria-prima em escassez no mercado

Com o objetivo de atuar em colaboração com clientes, fornecedores e parceiros no desenvolvimento de soluções que contribuam para as necessidades do mercado de caminhões, a divisão de Polímeros de Performance da DuPont Brasil desenvolveu um projeto de utilização da resina de nylon DuPont™ Zytel® LC7601BK010 para a composição de tubos de freio a ar para caminhões. O projeto surgiu a partir da demanda do setor por matérias-primas alternativas à poliamida 12 (PA12). Com a falta do produto para o mercado automotivo, a DuPont conduziu pesquisas para adaptar a aplicação de DuPont™ Zytel® para este tipo de aplicação.
 
Neste processo, a companhia realizou testes químicos em seu Centro de Inovação e Tecnologia, localizado na cidade de Paulínia (São Paulo), para analisar a eficácia do material ao Solupan em solução 100% (material desengraxante alcalino utilizado na limpeza de caminhões) e para a certificação da norma ISO 7628, que avalia a resistência de DuPont™ Zytel® ao óleo diesel e óleo mineral, ao etanol e ao ácido de bateria. Outro teste realizado, segundo SAE J844, confirmou a resistência do material ao metanol e ao cloreto de zinco. O teste ultravioleta, que prova a durabilidade do material contra raios solares, foi realizado no laboratório da DuPont na cidade de Meyrin (Suíça).
 
“Este foi um trabalho de colaboração dos laboratórios da DuPont no Brasil e Suíça, o que trouxe agilidade e garantia de que a metodologia do teste estava dentro dos padrões e normas de segurança”, afirma Rogerio Colucci, gerente de Marketing Automotivo para a Divisão de Polímeros de Performance DuPont América Latina.
 
Logo depois de conquistar todas as certificações que garantem a efetividade e qualidade da aplicação, DuPont™ Zytel® foi disponibilizado ao mercado como um produto substituto da poliamida 12 na fabricação de tubos de freio a ar. Além da disponibilidade do material, DuPont™ Zytel®  tem alta flexibilidade, o que facilita  a roteirização do tubo na carroceria bem como a montagem dos conectores. “Com a maleabilidade do produto, verificamos melhor encaixe dos conectores, o que facilita a instalação do tubo e o trabalho do montador. A adaptação para o mercado foi realizada pela demanda de nossos clientes e trabalhamos juntos para o desenvolvimento da peça”, declara Colucci.
 
A  primeira remessa de DuPont™ Zytel® para tubos de freio a ar foi adquirida pela VOSS Automotive, fabricante de autopeças e líder neste segmento na Europa e no Brasil. A empresa colaborou na adequação e desenvolvimento do produto. Mauricio André Giannelli, diretor comercial da companhia, afirma que o mercado precisa de soluções como esta para seu desenvolvimento e crescimento. “Ao longo do primeiro semestre de 2011, sentimos a necessidade de reduzir o consumo da poliamida 12 por conta da crise de abastecimento. Na busca por novas alternativas, iniciamos o trabalho de cooperação com a DuPont e após algumas interações conseguimos chegar a uma formulação adequada às nossas necessidades”. O executivo conta ainda que está confiante  com a parceria e utilização de DuPont™ Zytel® no cotidiano da VOSS. “Hoje, a operação e utilização do novo material é uma realidade que sem dúvida está satisfazendo não somente a companhia, como também nossos clientes. Estamos muito satisfeitos com a parceria que firmamos com a DuPont para este projeto”, afirma.
 
Com a necessidade emergencial do mercado, a DuPont disponibilizou estoque de segurança para atender a demanda. “O propósito é oferecer uma alternativa técnica e disponibilidade de produto para atender a demanda do mercado”, finaliza Colucci.

Confira mais notícias