Evonik anuncia primeira planta de MMA a usar processo AVENEER

A empresa se prepara para construir a primeira planta de metil metacrilato (MMA) que usa o processo AVENEER®, que se distingue por menores emissões de carbono.

A Evonik Industries está iniciando o planejamento básico para uma nova fábrica de metil metacrilato (MMA) usando o processo AVENEER®, em seu polo industrial de Mobile, Alabama (EUA). 
 
O montante do investimento se situará na casa dos três dígitos de milhões de Euros. A fábrica de larga escala, com capacidade de produção de 120.000 toneladas métricas, deve iniciar a produção em meados de 2015 e criará até 100 empregos diretos em Mobile.
 
O projeto ainda aguarda a aprovação dos órgãos competentes. Os monômeros de metil metacrilato e seus derivados constituem os materiais precursores de produtos inovadores para soluções com eficiência de recursos como, por exemplo, materiais leves para a indústria automobilística.
 
“Com a tecnologia AVENEER® e nossa decisão em favor de Mobile, estamos sistematicamente expandindo a nossa plataforma global de metacrilatos e consolidando nossa posição de liderança de mercado”, afirma o Dr. Dahai Yu, integrante da diretoria executiva da Evonik Industries e responsável pelo segmento ‘Specialty Materials’.
 
O processo AVENEER® desenvolvido pela Evonik se distingue por suas menores emissões de carbono, sendo, por isso, particularmente correto do ponto de vista ambiental. As emissões de CO2 do processo ficam abaixo de 1.000 kg de CO2 por tonelada métrica de MMA, ou ligeiramente acima de metade do valor atual.
 
O polo de Mobile, EUA, foi escolhido para abrigar a primeira fábrica de MMA a usar o novo processo AVENEER®. “Como maior polo industrial da Evonik na América do Norte, Mobile oferece as vantagens de uma sólida infraestrutura e excelente disponibilidade de todas as matérias-primas e energia”, acrescenta Gregor Hetzke, diretor da unidade de negócios ‘Performance Polymers’ da Evonik.
 
A localização do polo no Golfo do México também permite o embarque por via marítima para o mundo inteiro. Até o momento, a Evonik produzia o MMA nos polos industriais de Worms e Wesseling (Alemanha), Fortier (EUA) e Xangai (China).
 
O processo AVENEER® faz uso dos mesmos materiais iniciais (amônia, metano, acetona e metanol) como o tradicional processo ACH, mas dispensa o ácido sulfúrico. Com um rendimento em geral de 95%, AVENEER® usa os recursos disponíveis com eficiência muito maior que o processo atual.
 
Em uma unidade piloto em Worms, o processo inovador da Evonik atingiu a maturidade tecnológica ao cabo dos últimos cinco anos. Uma vantagem importante do novo processo é a sua capacidade de produzir metil metacrilato e ácido metacrílico simultaneamente em uma única fábrica. “As proporções dos dois produtos podem ser ajustadas dentro de amplo limite, o que nos permite um alto grau de flexibilidade”, diz o Dr. Hans-Peter Hauck, diretor da linha de negócios ‘Acrylic Monomers’ na Evonik.
 
O metil metacrilato é a base para diversos produtos e um monômero de grande importância para o Grupo. Com mais de 100 anos de experiência na química do metacrilato, a Evonik produz e comercializa mais de 50 monômeros sob a marca VISIOMER®, além do MMA, que são produzidos a partir do MMA ou relacionados a ele. Assim, a empresa oferece a mais extensa gama desses produtos à indústria química. 
 
 
Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.
 
A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,8 bilhões de Euros.
 
No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

     
     
Evonik Degussa Brasil Ltda.
Informações: (11) 3146.4170

Confira mais notícias